Início MotorSports COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Mazda com bom resultado nas vendas

    COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Mazda com bom resultado nas vendas

    – Mazda vende mais do que nunca em 9 meses

    A Mazda Motor Corporation acaba de atingir o seu novo melhor resultado de vendas de sempre no período que compreende os primeiros nove meses de um Ano Fiscal. Entre Abril de 2016 e Dezembro de 2017 a Mazda comercializou 1.162.000 unidades em todo o mundo, mais 17.000 unidades do que nos mesmos nove meses do Ano Fiscal anterior.

    Coube à China a liderança de crescimento em matéria de regiões, com mais 29% face a idêntico período do Ano Fiscal anterior, registando 227.000 novas unidades, assente na forte procura pelos crossovers Mazda CX-4 e Mazda CX-5, bem como pelos modelos Mazda3 e Mazda6. Seguiu-se a Europa com um aumento de 7% para 174.000 veículos vendidos*. Aqui foram os Mazda CX-3, CX-5 e MX-5 a alcançar uma performance especialmente robusta.

    A Mazda obteve, assim, receitas globais de ¥ 2.350 biliões (€ 19.900 milhões) no período compreendido entre 1 de Abril e 31 de Dezembro de 2016, caindo 8% na valorização em Ienes, mas crescendo 5% em termos de Euros, obtendo um resultado operacional de ¥ 102.000 milhões (€ 864 milhões) e um lucro líquido de ¥ 79.900 milhões (€ 677 milhões)**.

    A Mazda prevê obter um crescimento estável e sustentável das vendas de cerca de 50.000 unidades na totalidade do Ano Fiscal, suportado sobretudo pela gama de modelos “CX”. No âmbito dos seus esforços de aumento da flexibilidade de produção, a fábrica japonesa de Hofu iniciou em Dezembro a produção do modelo CX-3, havendo também planos para expandir a capacidade de Hiroshima, em termos de crossovers, ao longo do próximo Ano Fiscal.

    As vendas de crossovers representam 39% do volume total de vendas Mazda em todo o mundo no Ano Fiscal que termina a 31 de Março, crescendo dos cerca de 30% do período anterior e dos apenas 12% registados há cinco anos. Os números deverão receber novo impulso com o lançamento do novo CX-5, a nova geração do SUV compacto, construído de acordo com a filosofia de design da Mazda assente no elemento humano. Lançado este mês no Japão, o novo Mazda CX-5 chegará à Europa no final da Primavera, seguindo-se, mais tarde no presente ano, a sua estreia na América do Norte de uma versão diesel de baixas emissões.

    A Mazda dá ainda continuidade o seu programa de desenvolvimento de veículos elétricos e de tecnologias de condução autónoma para introdução no mercado. Está a envidar todos os esforços para combinar estas tecnologias com os avanços ao nível dos motores de combustão interna por forma a cumprir com as normas ambientais globais, ao mesmo tempo que ajudará a reduzir drasticamente os acidentes de automóveis.

    Acompanhando de perto a evolução dos mercados e a procura de automóveis em redor do planeta, a Mazda mantém as suas previsões de vendas globais nos 1,55 milhões de unidades para o corrente Ano Fiscal, naquele que será um novo volume recorde. O lucro operacional foi revisto para ¥ 130.000 milhões (€ 1.090 milhões) e o lucro líquido para ¥ 90.000 milhões (€ 756 milhões). A Mazda aponta que no período 2016-17 as receitas ascendam aos ¥ 3.200 biliões (€ 26.900 milhões), sem efectuar nenhuma alteração nos dividendos anuais, de ¥ 35 por acção.

    * EU, EFTA & Turquia