Início MotorSports COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Mazda aumenta a sua receita global

    COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Mazda aumenta a sua receita global

    O negócio da Mazda Motor Corporation continuou a expandir-se ao longo do 3º Trimestre do Ano Fiscal que terminará a 31 de Março próximo. A marca japonesa viu aumentar a sua receita global, para os primeiros nove meses, em 16% face a igual período do ano passado, ascendendo a um valor de ¥2.550 biliões (€19.000 milhões), enquanto o resultado operacional cresceu 14% para ¥173.000 milhões (€1.290 milhões). O lucro líquido ascendeu aos ¥124.000 milhões (€922 milhões)*.

    reasons_to_drive_feature_focus_1_1As vendas de veículos novos aumentaram 14% no período, para um total de 1.145.000 unidades, num novo recorde para a Mazda, alcançado após três trimestres. Liderando de novo esta realidade, a Europa registou um aumento de 27% face ao mesmo período do Ano Fiscal anterior, representando 163.000 unidades, ultrapassando a performance da globalidade do mercado por uma larga margem, graças ao crescimento de vendas de modelos como o novo Mazda CX-3 e a nova geração Mazda2. Noutros pontos do planeta, as vendas cresceram 15% num mercado japonês que está em retracção, 14% na China e 8% na América do Norte. A Austrália e a região ASEAN registaram, por seu turno, crescimentos de 18% e 34%, respectivamente.

    Para além da popularidade dos modelos que compõem a nova geração de modelo Mazda, entretanto alargada com a inclusão do CX-3, um SUV do segmento B, e do novo roadster Mazda MX-5 durante o presente Ano Fiscal, o sucesso da Mazda é igualmente imputável às reformas estruturais em curso. Após expandir a sua base de produção global, a Mazda aprimorou as taxas de exploração das suas instalações de produção no Japão e em redor do mundo, para irem ao encontro da sempre crescente procura. As alianças globais entretanto estabelecidas e as iniciativas de atenção ao cliente também ajudaram a melhorar a sustentabilidade e solidez financeira.

    A muito aclamada geração de modelos assente na Tecnologia SKYACTIV e no premiado design KODO – A Alma do Movimento representa, agora, mais de 85% dos novos veículos Mazda vendidos em todo o mundo. Entre os mais reputados galardões conquistados incluem-se o título de “Carro do Ano no Japão 2015-16” e o “Japan Automotive Hall of Fame / Car of the Year 2015-2016” ambos conquistados pelo novo MX-5. A Mazda também alcançou, nos EUA e pelo terceiro ano consecutivo, o melhor consumo médio de combustível de uma frota entre todas as marcas de volume, de acordo com o relatório “Light Duty Fuel Economy Trends” da Agência de Protecção Ambiental (EPA), de Dezembro último.

    As previsões da Mazda permanecem, assim, inalteradas. A construtora irá monitorizar cuidadosamente o impacto das recentes alterações nos ambientes económicos em vários dos principais mercados sobre o automóvel. A Mazda prepara-se para registar aquele que será o seu terceiro resultado operacional recorde em outros tantos anos consecutivos, confirmando as suas previsões de ¥230.000 milhões (€1.700 milhões) para a totalidade do Ano Fiscal, num crescimento de 9,5%, de ¥3.370 biliões (€25.000 milhões) em receitas e de ¥155.000 milhões (€1.150 milhões) de lucro líquido.