Início MotorSports COMÉRCIO E INDUSTRIA: Hyundai demonstra capacidade na condução autónoma

    COMÉRCIO E INDUSTRIA: Hyundai demonstra capacidade na condução autónoma

    Hyundai demonstra capacidade da tecnologia de condução autónoma

    A Hyundai terminou com sucesso o primeiro teste de condução em plutão com camião de reboque na autoestrada Yeoju Smart, replicando as condições de trânsito reais.

    A Hyundai realizou este teste com dois camiões Hyundai Xcient.

    A autoestrada Yeoju Smart é uma estrada de testes com 7,7 Km estabelecida pelo governo coreano para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma. Esta autoestrada é constantemente utilizada por viaturas para pesquisa no âmbito da condução autónoma, tornando-se similar às condições de trânsito de uma verdadeira autoestrada.

    Este teste demostrou, com sucesso, as seguintes tecnologias: condução de veículos em plutão, ultrapassar e ser ultrapassado por outros veículos, travagem de emergência simultânea, e tecnologia de comunicação entre viaturas (V2V). De forma a garantir segurança, foi estabelecido o limite de velocidade de
    60 Km/h.

    “Estamos confiantes de que a nossa tecnologia de condução autónoma líder de mercado para viaturas comerciais, apresentada neste teste de condução em plutão com o Xcient, vai levar a uma mudança de paradigma na indústria de logística e transportes,” afirmou Jihan Ryu, Diretor do grupo de Controlo de Engenharia de Eletrónica de Veículos Comerciais. “Vamos empenhar-nos para criar sinergias construtivas, ao partilhar o nosso knowhow e experiência obtidos com o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, entre os setores de viaturas comerciais e de passageiros, para acelerar o desenvolvimento do nível 5 da tecnologia de condução autónoma”.

    Esta demonstração faz parte do projeto indicado pelo Ministério do Território, Infraestruturas e Transportes (MOLIT). Desde 2018, o MOLIT apoia os esforços pioneiros no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma. A par da Hyundai, este projeto de âmbito nacional envolveu o governo e empresas
    privadas e universidades.

    A condução em plutão tem o benefício de reduzir a resistência do ar para melhorar a eficiência do consumo de combustível e reduzir as emissões, tornando-se uma tecnologia ecológica.

    A manobra de condução em plutão inicia assim que o condutor se aproxima do veículo da frente e ativa o modo de condução em plutão.

    Após a ativação do modo condução em plutão, o camião seguinte mantém uma distância de 16,7 m, que é ajustada em tempo real, com base na aceleração e desaceleração da viatura de lidera o plutão. O condutor não tem que controlar o acelerador ou o travão, reduzindo assim a fadiga e aumentando a segurança.

    Com a condução em plutão, também é fácil gerir as outras viaturas que vão fazendo ultrapassagens entre os camiões. Se uma viatura se colocar entre dois camiões, o camião de trás, estende automaticamente a distância para um mínimo de 25m.
    Quando o camião que for na frente fizer uma travagem de emergência repentina, devido a alguma situação inesperada, a tecnologia recentemente demonstrada responde permitindo que o camião que se encontrar atrás reduza a velocidade e pare.

    O sistema V2V aplicado nos dois camiões que fizeram este teste, demonstrou como a partilha de informação em tempo real permite melhorar o controlo da aceleração e desaceleração e incorporar informações ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) de vários sensores, como câmaras e radares.

    Adicionalmente, a Partilha de Vídeo Frontal em Tempo Real foi ativada pela tecnologia V2V. Ao ter acesso ao vídeo do veículo da frente, o condutor seguinte consegue ver a estada adiante, resolvendo assim as limitações de visibilidade dos condutores que seguem o camião da frente.

    HyundaiA Hyundai está a esforçar-se para desenvolver uma tecnologia de condução em plutão de alto nível, que vai funcionar com distâncias ainda mais curtas entre viaturas e ainda implementar informação de trânsito para otimizar as viagens no futuro.

    Em agosto de 2018, a Hyundai, em parceria com a Hyundai Glovis, completou a primeira viagem de camião em condução autónoma em autoestrada com um camião conduzido autonomamente durante 40 km na autoestrada que liga Uiwang e Incheon. Este camião tinha na altura condução autónoma de nível 3 da SAE (Sociedade de Engenheiros Automóveis Standard).

    O Hyundai Xcient é um camião de 40 toneladas vendido em todo o mundo. A Hyundai está a liderar o movimento ecológico no setor de viaturas comerciais, com o Hyundai Xcient Fuel Cell, apresentado em setembro. A empresa prevê entregar 1.600 viaturas na Suíça até 2025.