Goodyear torna-se fornecedor exclusivo de pneus das corridas de camiões durante os próximos três anos
A Goodyear foi selecionada pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) como parceiro exclusivo de pneus para o Campeonato Europeu de Camiões FIA nos próximos três anos. Esta nova parceria vem fortalecer a longa relação daGoodyear com a competição, para a qual tem produzido pneus especialmente desenvolvidos para camiões desde 2004.
Com base nas excelentes prestações e desempenho comprovado dos seus pneus de competição para camiões, a Goodyear venceu o concurso da FIA e tornou-se o fornecedor exclusivo de pneus para o Campeonato Europeu de Camiões. A renovação da parceria para os próximos três anos significa que aGoodyear é agora parceiro da recém-formada European Truck Racing Association (ETRA) – o novo promotor da série. A ETRA tem planos ambiciosos para melhorar e reforçar a imagem e a perceção pública do Campeonato, para além de aumentar o número de concorrentes e a comunicação da prova. A nova organização do Campeonato Europeu de Camiões FIA é uma excelente ocasião para a Goodyear demonstrar a sua inovadora capacidade de liderança em pneus para veículos pesados e testar novas tecnologias para o desenvolvimento de futuros pneus para camiões de pista sob condições difíceis e competitivas.
“Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos pela FIA para sermos parceiro exclusivo da ETRA nos próximos três anos. Em 2016 celebramos o 12.º aniversário como fornecedor de pneus de competição para camiões especialmente desenvolvidos para o Campeonato Europeu de Camiões. Esta parceria permite-nos evidenciar o elevado desempenho dos nossos produtos e testar novas tecnologias que em última análise beneficiam os nossos pneus de série para camião. Além disso, dá-nos novas oportunidades para um maior envolvimento no Campeonato Europeu de Camiões e para um melhor posicionamento do perfil da nossa marca, dos nossos pneus e dos nossos serviços”, referiu Benjamin Willot, Diretor de Pneus de Camião na Goodyear Europa, Médio Oriente e África.
Nos próximos três anos, a Goodyear irá fornecer pneus de competição para camiões especialmente desenvolvidos no tamanho 315/70R22.5 para todas as equipas concorrentes na série. Na sua construção, estes pneus de competição utilizam uma carcaça similar à dos pneus Goodyear de série para camiões. No sentido de melhorar o desempenho, aumentar a rigidez lateral e sobretudo reduzir o risco de sobreaquecimento, a carcaça foi modificada em alguns aspetos, dado que o piso desempenha um papel vital e atinge temperaturas muito elevadas quando o camião procura otimizar a aderência na corrida.
O pneu de competição para camião da Goodyear apresenta um piso especialmente concebido para uma excelente aderência com a pista seca ou molhada. Em conjunto com um característico desenho assimétrico do ombro e sulcos circunferenciais, o composto do piso de competição para camiões da Goodyear oferece a todos os condutores e em todas as pistas um desempenho excelente e consistente.
Todos pneus de competição para camião da Goodyear possuem RFID (Identificação por Radiofrequência), o que confere a cada pneu uma identidade única utilizada pelos juízes da FIA. Esta tecnologia envolve a colocação de um microchip no pneu durante a construção. O chip contém dados relativos ao pneu, incluindo um código de identificação único, que permite à FIA monitorizar cada pneu assegurando que todas as equipas em competição cumprem os regulamentos no que respeita ao número e à utilização de pneus de competição.
Calendário provisório do Campeonato Europeu de Camiões da FIA para 2016:
- 30 de abril/1 de maio Red Bull Ring/Spielberg Áustria
- 28/29 de maio Misano Itália
- 11/12 de junho Nogaro França
- 2/3 de julho Nürburgring Alemanha
- 27/28 de agosto Hungaroring Hungria
- 3/4 de setembro Most República Checa
- 17/18 de setembro Zolder Bélgica
- 1/2 de outubro Jarama Espanha
- 8/9 de outubro Le Mans França