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    COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Gama Dacia renovada

    1. Uma gama Dacia renovada

    No Salão de Paris, a Dacia apresentou a reformulação de quatro dos seus modelos emblemáticos: Novo Sandero, Sandero Stepway, Logan e Logan MCV. Um design ainda mais moderno, caracterizado por uma nova assinatura luminosa, um novo ambiente interior, novos espaços de arrumação e equipamentos…e tudo isto por um preço sempre acessível. Agora, a marca vai ainda mais longe e integra algumas destas novidades no Dokker, Dokker Van e Lodgy, de forma a criar um verdadeiro visual de família no conjunto da sua gama.

    Também a oferta de motores e transmissões é alargada nos Novos Sandero, Sandero Stepway, Logan e Logan MCV que irão dispor de um inédito motor a gasolina, o moderno, acessível e ainda mais económico SCe 75.

    Quanto ao Duster, é dotado de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC (Efficient Dual Clutch).

    1.1 A Dacia apresenta os Novos Sandero, Sandero Stepway, Logan, Logan MCV e faz evoluir os Dokker, Dokker Van e Lodgy

    Dacia Gama DaciaUm design exterior ainda mais robusto

    Esta evolução do design foi adaptada para o Novo Sandero Stepway cuja face dianteira retoma os códigos de estilo do Duster com uma harmoniosa combinação entre os tons escuros do para-choques e com os retângulos cromados da grelha dianteira, tornando ainda mais dinâmico o visual do modelo. A elevada distância ao solo, as proteções dianteira e traseira em cromado acetinado e as barras de tejadilho longitudinais completam o seu estilo desportivo. Na parte traseira, o modelo adota uma saída de escape cromada, o que reforça o seu carácter aventureiro.

    Um design interior que combina modernidade e sobriedade

    No interior, a Dacia propõe um novo ambiente, ainda mais valorizante, com elementos em cromado acetinado no painel de instrumentos (friso central do volante, arejadores, mostradores, fachada central), dos manípulos das portas e da alavanca de velocidades.

    O novo volante de quatro braços ostenta orgulhosamente o logótipo da marca.

    Em todos os modelos são propostos novos estofos, que aliam conforto e modernidade. Por seu lado, o Novo Sandero Stepway beneficia da técnica da malha 3D, realçada por um requintado pesponto com relevo valorizante.

    Prestações superiores, para maior conforto

    O habitáculo, sempre tão espaçoso, é enriquecido com múltiplos espaços de arrumação, que o tornam ainda mais funcional: bolsa de arrumação para telemóvel (no lado do banco do passageiro), porta-objetos na parte lateral da consola, novo espaço para uma garrafa na parte traseira da consola central. Uma outra novidade: os passageiros traseiros dispõem agora de uma tomada de 12 V para recarregarem todos os seus dispositivos portáteis.

    Novos Dokker, Dokker Van e Lodgy versões 2017

    Dacia Logan MCVPara completar a renovação do design da gama, a Dacia introduz alguns elementos de estilo nos Novos Dokker, Dokker Van e Lodgy. Estes modelos adotam, também, uma nova grelha dianteira com elementos cromados (exceto Dokker Van) e a porta da bagageira do Novo Lodgy adota uma faixa que integra um friso cromado.

    No interior, o habitáculo revela alguns elementos característicos da gama: cromados acetinados (novo volante de quatro braços, fachada central e arejadores) e elevador de vidros com função impulsional para o condutor. O painel de bordo evolui para um universo dominado pelo tom carbono escuro e são também propostos novos estofos. A versão Stepway do Novo Dokker beneficia da mesma técnica da malha 3D também presente no Novo Sandero Stepway. Para maior conforto, os Novos Lodgy e Dokker dispõem de duas mesinhas tipo avião para os lugares traseiros, bem como de uma rede de arrumação suplementar para o passageiro dianteiro.

    Para facilitar as manobras, os Novos Dokker e Dokker Van estão equipados com câmara de marcha atrás, já disponível no Lodgy.

    1.2 O SCe 75, um motor a gasolina inédito e mais económico

    A Dacia é a primeira marca do Grupo a beneficiar do novíssimo motor a gasolina atmosférico, o SCe 75. Este motor de 3 cilindros, com 1.0 de cilindrada, desenvolve 75 cv e 97 Nm e possibilita consumos de combustível e emissões de CO2 10%[1] menores em comparação com o anterior motor 1.2 16 V 75 cv.

    Este ganho em termos de emissões e consumos é possível graças a um peso reduzido (menos 20 kg, devido ao seu bloco em alumínio) e às modernas tecnologias nele integradas. Entre estas, destacam-se:

    • Bomba de óleo de cilindrada variável.
    • Impulsores de válvulas DLC (Diamond Like Carbon).
    • Saias de pistão grafite.

    A isto junta-se a dupla distribuição variável (dupla VVT), que permite melhorar o conforto de condução.

    O SCe 75 responde a todos os padrões de qualidade da Aliança Renault Nissan, o que significa que se trata de um motor moderno, económico e acessível, fiel aos valores Dacia.

    Este novo motor será comercializado no início de 2017.

    Para além do motor SCe 75, a Dacia disponibiliza várias outras motorizações e transmissões na sua gama:

    • Gasolina: TCe 90 com Stop & Start (S&S), TCe 90 S&S GPL e TCe 90 S&S em combinação com a caixa de velocidades pilotada Easy-R.
    • Diesel: dCi 75 S&S, dCi 90 S&S em combinação com a caixa de velocidades manual ou pilotada Easy-R.

    Toda a gama Dacia está disponível em GPL.

    Dacia Duster

    1.3 Duster EDC: uma caixa automática de dupla embraiagem, para maior conforto de condução

    Em doze anos, o mercado de caixas de velocidades automáticas, na Europa, passou de 6% para 18%, em 2015. Com a caixa de velocidades EDC (Efficient Dual Clutch), a Dacia propõe uma alternativa à caixa de velocidades manual e adapta-se às expetativas dos seus clientes. O Duster beneficia desta caixa com o motor diesel dCi 110 4×2 S&S.

    A transmissão Efficient Dual Clutch (EDC) é uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações que oferece o conforto e o prazer de condução de uma caixa automática, mantendo um nível de consumo e de emissões de CO2  semelhante ao de uma caixa manual.

    [1] Estes dados aguardam homologação

    Esta tecnologia de caixa de velocidades inclui duas embraiagens: uma embraiagem ligada às relações ímpares (1/3/5) e uma embraiagem ligada às relações pares (2/4/6 e marcha-atrás).

    As mudanças de relação são comandadas por acionadores elétricos, controlados por um calculador que seleciona a melhor relação de caixa, consoante as solicitações do condutor. Aquando da mudança de relação, a embraiagem ativa abre-se e, simultaneamente, a embraiagem ligada à relação seguinte fecha-se. Desta forma, a mudança de relação é muito rápida e a transmissão de binário é contínua, sem perda de energia.

    Assim, a caixa EDC permite maior conforto e reatividade. Esta caixa de velocidades está associada ao sistema de ajuda ao arranque em declive.

    2. Novos recordes de vendas

    Até final de outubro de 2016, a Dacia vendeu mundialmente mais de 477 967 unidades, o que representa um crescimento de 6,0%. Na Europa, a sua quota de mercado cresceu 0,1 pontos (2,4%), na Eurásia 0,2 pontos (8,2%) e no Magrebe 0,8 pontos (18,5%).

    Na Europa, as vendas da marca atingem 346 882 unidades, o que constitui um novo recorde (+11,1%). O Sandero e o Duster estão posicionados, respetivamente, no 3.º e no 2.º lugar dos seus segmentos no que diz respeito às vendas a clientes particulares.

    Desde há mais de 10 anos que a marca Dacia se vem impondo como um importante ator do mercado automóvel, graças a uma proposta simples: uma gama de produtos atrativos, com a melhor relação preço/prestações.

    1. Fábricas eficientes, que contribuem para o sucesso da Dacia

    É em Pitesti (Roménia), Tânger, Casablanca (Marrocos) e Orã (Argélia) que são produzidos os novos modelos Dacia. Para responder à crescente procura dos clientes, cada uma das fábricas passou a contar com 3 equipas.

    Pitesti é a primeira fábrica a contribuir para a história de sucesso da Dacia, com o lançamento do Logan, em 2004. Atualmente, produz os Novos Logan, Logan MCV, Sandero, Sandero Stepway e Duster.

    A fábrica de Tânger, inaugurada em 2012, produz os Novos Lodgy, Dokker, Dokker Van, bem como os Novos Sandero, Sandero Stepway e, a partir de 2017, produzirá o Novo Logan MCV.

    As instalações fabris de Tânger foram concebidas de modo a obter “zero CO2” emitido, graças a recursos renováveis, quer para a energia térmica produzida no local quer para a eletricidade adquirida externamente. Esta abordagem não tem equivalente na indústria automóvel. Além disso, a fábrica de Tânger também foi concebida de modo a não lançar para o meio ambiente quaisquer águas residuais de origem industrial. A fábrica trata e, em seguida, recicla os seus efluentes industriais, utilizando-os para as suas próprias necessidades.