Início MotorSports COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Corolla celebra 50º aniversário

    COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Corolla celebra 50º aniversário

    – Toyota celebra 50º aniversário do Corolla

    O carro mais popular do mundo, o Toyota Corolla, celebra este ano o seu 50º aniversário, sendo mais um marco importante para a Toyota.

    O primeiro Toyota Corolla foi apresentado ao mercado Japonês em 1966. Disponível em duas carroçarias distintas (duas e quatro portas), o Corolla foi projetado para ser um “carro do povo “, no entanto, apresentava uma construção de elevada qualidade e era equipado com equipamento que apenas era disponibilizado em segmentos mais elevados.

    Apresentava uma alavanca de mudanças montada no piso, que na época era notável. Bancos separados e acolchoados para o condutor e passageiro, enquanto o banco traseiro era tão espaçoso e confortável que era comparado a um sofá da sala. Embora fosse considerado como uma viatura compacta, o seu elevado tejadilho permitia um interior espaçoso.

    Corolla_Ger1_Ger11O nome “Corolla”, tem origem no termo latino “coroa de flores”, tendo sido escolhido assente na premissa de que iria florescer no mercado automóvel. O que viria a acontecer três anos após o seu lançamento no mercado, a primeira geração do Corolla tornou-se na viatura mais vendida no Japão, sendo que as vendas rapidamente se espalharam para outros países em todo o mundo.

    A análise ao mercado e às necessidades dos clientes tem sido essencial para o desenvolvimento de cada geração nova do Corolla. Como resultado, e tendo como base a produção deste ícone da Marca, a Toyota construiu a filosofia da viatura assente na grande qualidade, durabilidade e fiabilidade (QDF), do primeiro Corolla – com o objetivo de superar as expectativas dos clientes em todas as suas vertentes.

    O resultado é o novo Corolla uma viatura com o ADN da herança de 50 anos de história, que evoluí no tempo e é produzido para se adequar às diversas necessidades do Mercado. Apresenta um design exterior com linhas atuais, um forte foco na qualidade sensorial, um interior mais espaçoso e um nível de tecnologia e equipamento superior.

    Essencialmente, o novo Corolla baseia-se na lendária qualidade, durabilidade e fiabilidade do modelo original com um design e tecnologia atuais, mantendo-se uma referência em inúmeros mercados, em todo o mundo.

    A história de 50 anos do Corolla pauta-se pela constante evolução, exemplo da introdução de tecnologia e superior qualidade, é emblemático do esforço contínuo da marca Toyota em antecipar as necessidades dos clientes para produzir viaturas cada vez melhores.

    – 44 milhões de unidades produzidas em 16 fábricas em todo o mundo

    Em novembro de 1966, a Toyota abriu uma nova fábrica em Takaoka, na perfeitura de Aichi, no Japão, dedicada exclusivamente à produção do Corolla. Dois anos mais tarde, com ênfase no fornecimento de viaturas específicas de cada região e mercado, deu-se início à produção nas Fábricas da Austrália e Malásia.

    De 1965 a 1968, a Toyota duplicou a sua produção total de 480.000 para 1.1 milhões de veículos, por ano, uma contribuição significativa do Corolla para o crescimento da Marca.

    Na Europa, o Corolla foi introduzido em abril de 1967. Em 1971 sai, da fábrica de Ovar, a 1ª unidade produzida na Europa. Que em 10 anos de produção acumularia 52.760 unidades. Em 1994 a Toyota Turquia (Toyota Motor Manufacturing Turquia (TMMT)), em Sakarya, deu início à produção da 7ª geração do modelo, e continuou a produção da 8ª e 9ª gerações. Já em 2013 deu início à produção da 11ª geração do Corolla atual.

    As exportações do Corolla para a América do Norte começaram em 1968, e o sucesso de vendas neste mercado ajudou as vendas acumuladas mundiais a chegar a 1 milhão de unidades, apenas quatro anos após o seu lançamento.

    Em 1997, o Corolla tornou-se o modelo mais vendido em todo o mundo, com vendas acumuladas mundiais superiores a 22.65 milhões de unidades. Em 2013, o Corolla já tinha vendido 40 milhões de unidades em todo o mundo.

    Atualmente o modelo é produzido em 16 fábricas em todo o mundo, e já foram vendidas mais de 44 milhões de unidades, fazendo com que um em cada cinco veículos Toyota vendidos na história da marca, em 79 anos, seja um Corolla. Desde 2002, mais de um milhão de unidades foram vendidas anualmente em cada ano. No ano passado, um total de 3.670 unidades Corolla foram vendidas todos os dias em mais de 150 países.