GINÁSIO CERTIFICADO COM A BANDEIRA DA ÉTICA
No âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) a atribuição da Bandeira da Ética.
Associação Académica de Coimbra – OAF, C.A.B.R.I.L. – Serpins (Clube Academia De Badminton Regional e Inclusiva da Lousã – Serpins) e Ginásio Clube Figueirense receberam das mãos da Directora Regional do Centro do IPDJ, Drª Catarina Durão, a bandeira que reconhece e certifica o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto.
Até esta data, o IPDJ certificou, a nível nacional, apenas 126 entidades – entre as quais as três agora distinguidas em Coimbra – das 1082 que registaram candidaturas.
A cerimónia de entrega das bandeiras aos três clubes do distrito de Coimbra que preencheram todos os requisitos indispensáveis para esta certificação, decorreu na Sexta-feira, dia 10, no auditório do IPDJ em Coimbra, perante uma assistência reduzida dentro das contingências sanitárias vigentes.
A Presidente da Direcção, Ana Rolo, que recebeu a Bandeira da Ética atribuída ao Ginásio, salientou que esta certificação, em ano de comemoração de 125 anos de actividade ininterrupta do Clube, tem ainda um significado mais especial, e lembrou que o Ginásio sempre se pautou por incluir na formação dos seus atletas a componente cívica, valorizando a defesa dos princípios e valores da honestidade e fair-play.
Com o intuito de testemunharem e incentivarem os seus clubes na defesa destes valores prioritários no Desporto, estiveram presentes na cerimónia, a convite do IPDJ, um Vereador da Câmara de Coimbra e o Vice-Presidente da Câmara da Lousã que fizeram questão de, congratulando todos os outros, manifestar o seu orgulho nos clubes dos seus Municípios que conquistaram esta certificação. Com tristeza constatámos que a Câmara da Figueira não se fez representar.