O sucesso das suas sete edições levou à internacionalização do Spain Classic Raid, e assim nasceu o Iberian Classic Raid, que arranca para a sua primeira edição no próximo dia 17 de outubro, organizada sob as mais estritas medidas anti-COVID.
De Barcelona a Lisboa por caminhos de terra em automóveis clássicos, do amanhecer do Mediterrâneo ao entardecer do Atlântico: 2000 quilómetros divididos por oito etapas com as mais variadas paisagens, que, pela primeira vez, se aventuram pelos lugares mais recônditos de Portugal. Esta é a prova de regularidade para automóveis clássicos por caminhos de terra mais longa da Europa.
Com quase 100 equipas inscritas, a primeira edição do Iberian Classic Raid parte do Porto Olímpico de Barcelona no sábado, 17 de outubro, para chegar a Lisboa, capital portuguesa, no sábado seguinte, 24 de Outubro. O percurso divide-se por oito etapas, cada qual com uma extensão de 200-250 quilómetros, vários sectores cronometrados e bonitos troços de ligação, à exceção daquela que levará a caravana de automóveis clássicos a entrar em território luso, a qual chega aos 300 quilómetros de extensão.
Estas são as etapas:
– S-17/10: Barcelona – Lleida
– D-18/10: Lleida – Saragoça
– 2ªF-19/10: Saragoça – El Burgo de Osma
– 3ªF-20/10: El Burgo de Osma – Madrid
– 4ªF-21/10: Madrid – Plasencia
– 5ªF-22/10: Plasencia – Covilhã
– 6ªF-23/10: Covilhã – Figueira da Foz
– S-24/10: Figueira da Foz – Lisboa
Os estritos protocolos relativos à COVID-19 que foram estabelecidos pela organização fazem do Iberian Classic Raid uma prova totalmente segura no que concerne a possíveis contágios.
Piloto e copiloto desfrutam a solo, durante os percursos da condução, das paisagens e da natureza da península ibérica. Foram definidos horários específicos para evitar contactos e agrupamentos nas largadas e nas metas. E às medidas mais comuns, como o uso de máscara, a utilização de álcool gel, a manutenção da distância de segurança, etc., soma-se um teste serológico obrigatório para todos os participantes e membros da organização antes de ser dada a partida.
Uma equipa composta por mais de 10 pessoas, entre as quais se inclui a equipa médica, mecânico e carros-oficina, estão encarregues de garantir que a prova será um êxito.
O propósito de conservar e desfrutar de automóveis coches clássicos, promovido pelo Iberian Classic Raid, não seria possível sem a Bosch, patrocinador principal desta prova, e de parceiros como a Suzuki, carro oficial da organização.