Início MotorSports CLÁSSICOS: FIL recebe a 12ª edição do Motorclássico

    CLÁSSICOS: FIL recebe a 12ª edição do Motorclássico

    12ª edição do maior evento português relacionado com veículos clássicos e antigos reúne mais de 150 expositores internacionais na FIL.

    – Exposições temáticas destacam Centenário da BMW e 70 anos da Vespa

    – Salão Motor Racing, dedicado ao mundo da competição, em destaque nesta edição

    – Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Concentrações de Clubes e Mercado de Clássicos completam a programação do Motorclássico

    – Em 2015, o Salão recebeu mais de 40 mil visitantes

    O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 8, 9 e 10 de Abril. A 12ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reúne mais de 150 expositores de vários países.

    classicos filPara esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa variado e estimulante, que conta a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige a aficionados do mundo dos clássicos mas também ao público em geral.

    A programação da 12ª edição do Motorclássico inclui duas novas exposições temáticas dedicadas à BMW e às motorizadas Vespa, o tradicional leilão de automobilia e passeios e concentrações de clássicos, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2015, o Salão Motorclássico recebeu mais de 40 mil visitantes.

    Exposições Temáticas: BMW 100 Anos e 70 Anos Vespa

    2016 é uma data especial para a BMW. O gigante alemão da indústria automóvel celebra o centenário da sua fundação e o Salão Motorclássico assinala os 100 anos de história da marca com uma exposição temática inédita. “BMW 100 Anos” apresenta uma viagem pela história da BMW através de alguns dos automóveis mais emblemáticos produzidos pelo fabricante alemão, como o BMW 507, o BMW Série 3 e o BMW Isetta, o microcarro produzido a partir de 1955 e que vendeu mais de 160.000 unidades.

    A BMW (Bayerische Motoren Werke) foi fundada em 1916 por Karl Rapp e pelo aviador Gustav Otto, no seio da indústria aeronáutica, com o objectivo de produzir motores de aviões. Com o fim da 1ª Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes proíbe a construção dos mesmos, e a BMW vive a sua primeira reinvenção, voltando-se para a produção de motorizadas e automóveis. Era o princípio de uma história fascinante que agora teremos ocasião de revisitar.

    Um pouco mais a sul, em Itália, e um pouco mais tarde, em 1946, nascia um dos maiores ícones da cultura motorizada de sempre: a Vespa. No Motorclássico, a icónica mota italiana é a protagonista de uma exposição temática – “70 Anos Vespa” – que traça sete décadas de história deste pequeno grande vulto da engenharia e do design.

    Desenhada por Corradino D’Ascanio, para muitos um dos melhores designers aeronáuticos de Itália, a Vespa foi a resposta da Piaggio – dizimada após a II Guerra Mundial – para enfrentar os desafios do pós-guerra. Inspirado no modelo de Henry Ford – o criador de um carro simples e barato – Enrico Piaggio pediu ao seu melhor designer que desenvolvesse um modelo de motorizada capaz de devolver à população a tão desejada mobilidade. O resultado foi a Vespa, uma moto nunca antes vista, que rompia todos os tabus, e que todos podiam conduzir. Com o seu inconfundível chassis com suporte para pés, que permitia que as mulheres conduzissem de saias, e escudos que protegiam o condutor em quaisquer condições meteorológicas, a Vespa marcou um antes e depois não só na história da indústria motorizada, mas na cultura popular como um todo.

    classicos fil cartazPasseios, Leilão de Automobilia e Salão Motor Racing

    Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico”, o “Passeio de Motos Antigas”, o passeio do Clube Fiat de Portugal, o Passeio Clássicos em Setúbal, o Passeio Loures Clássicos e o Passeio UMM, entre outros.

    No Sábado, dia 9 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a colecionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em www.leilaomotorclassico.com nas semanas antes do evento.

    À semelhança das edições anteriores, vai decorrer em paralelo o Salão Motor Racing, um evento que dá visibilidade ao mundo da competição, abrangendo campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas e preparadores, entre outros.

    O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal.

    O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP – Feiras Congressos e Eventos. Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com.