Club MX-5 Portugal – Passeio “Costa de Prata”
Mais de 40 MX-5 no encontro inaugural de 2016
Foram mais de quatro dezenas as unidades do Mazda MX-5 que se reuniram em mais um passeio do Club MX-5 Portugal, o primeiro de 2016, no qual se ligou as localidades de Ílhavo, Figueira da Foz e Tentúgal. Fez-se, assim, jus ao nome de “Costa de Prata” com que se viu baptizado, num encontro das várias gerações do icónico roadster mais vendido do mundo realizado no passado Sábado (dia 23 Janeiro), e que se iniciou no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.
Dali e antes de se fazerem verdadeiramente à estrada, os participantes foram convidados a visitar a fábrica da Vista Alegre Atlantis e respectivas lojas, onde alguns puderam adquirir peças do reputado fabricante nacional. O programa proporcionou, ainda, conhecer por dentro a Capela da Nossa Senhora da Penha de França, integrada no perímetro de terrenos da Vista Alegre, estrutura secular do final do Século XVII e que está classificada como Monumento Nacional.
Findo este primeiro momento de cultura histórica, a caravana de modelos das quatro gerações – NA, NB, NC e o recém-lançado ND – fizeram-se à estrada, acompanhados por algum tempo mais ameno que permitiu a abertura de algumas capotas, ajudando a embelezar os cerca de 120 km do percurso escolhido.
A componente cultural voltaria a surgir numa visita ao Núcleo Museológico do Sal, infraestrutura inaugurada em Agosto de 2007 que tem como objectivo a interpretação, valorização e difusão de testemunhos da secular relação do Homem com as salinas do Concelho da Figueira da Foz. Situado na Salina Municipal do Corredor da Cobra, este complexo cultural e ambiental integra, entre outros, um Armazém de Sal e uma Rota Pedestre pelo salgado. No processo explicaram-se aos presentes os grandes temas relacionados com o sal e a região.
O passeio “Costa de Prata” viu-se entrecortado por vários momentos de lazer, nomeadamente os de cariz gastronómico, nos quais se permite a troca de ideias, contar histórias deste e de outros encontros ou, simplesmente, destacar as virtudes dos diferentes Mazda MX-5. Duas dessas oportunidades tiveram lugar no almoço que dividiu o encontro, no restaurante Abrigo da Montanha e, mais tarde, a fechar o programa, na visita à Pastelaria Afonso, em Tentúgal, com um brinde junto aos tradicionais e tão saborosos pastéis.