Início Desporto CICLISMO: Pedro Garcia e “Chuss” Barros vivem noite de Glória

    CICLISMO: Pedro Garcia e “Chuss” Barros vivem noite de Glória

    Pedro Garcia e “Chuss” Barros viveram noite de Glória

    Semana Europeia do Desporto começou com muita pedalada em Lisboa

    A noite deste sábado, em Lisboa, foi diferente. As bicicletas invadiram os 265 metros da Calçada da Glória onde habitualmente só os ascensores da Carris têm permissão para desfilar. Foi sempre a subir entre a Praça dos Restauradores e o Jardim de São Pedro de Alcântara. No declive médio de 17%, que proporciona um espectáculo único e muito animado, foram muitos os que quiseram participar ao lado de algumas figuras de relevo do ciclismo português, como é o caso do mais recente vencedor da Volta a Portugal, Rui Vinhas.

    Vencedora_MariaBarrosFernandezCorajosos das duas rodas, desportistas acérrimos ou simples brincalhões, cada um à sua maneira, fizeram a “Subida à Glória Jogos Santa Casa”. Pedro Garcia e a espanhola Maria Barros Fernandez, conhecida do lado de lá da fronteira, mas também do lado de cá, por Chuss Barros, foram as figuras que mais se destacaram por vencerem as finais de cada categoria.

    Pedro Garcia impôs-se ao vencedor das últimas três edições e também recordista da prova, Ricardo Marinheiro, que desta vez surgiu debilitado fisicamente devido a recente intervenção cirúrgica. A decisão de alinhar na competição só a tomou na véspera. No apuramento, Marinheiro foi o mais rápido, assim como nas semifinais, mas na discussão da finalíssima perdeu para Pedro Garcia da Associação 20 Km de Almeirim. Pedro Pinheiro foi o terceiro classificado. Entre as mulheres, a terceira classificada do ano passado, “Chuss” Barros, surgiu possante e terminou a finalíssima dois segundos à frente de Jessica Costa. Maria Martins foi desta vez terceira classificada.

    O ambiente de festa com muita animação foi uma constante ao longo da noite onde, entre os participantes, surgiram quatro elementos da equipa W52/FC Porto, um deles nada mais, nada menos do que Rui Vinhas, o vencedor da Volta 2016. Luis Fernandes foi um leão solitário com as cores do Sporting/Tavira. O Prémio da Originalidade foi dado a “Super Tuga”, uma personagem de Carlos Sacramento roubada ao Carnaval com predominaram as cores portuguesas estampadas numa capa voadora.

    A Subida à Glória Jogos Santa Casa, organizada pela PodiumEvents, foi a primeira de muitas atividades que, até 30 de Setembro, promovem, em Lisboa, a prática desportiva inseridas na Semana Europeia do Desporto.