81ª Volta a Portugal Santander – Situação a meio da corrida
5ª Etapa começou veloz em Oliveira do Hospital
Chegada vai acontecer na cidade mais alta
Começou animada a etapa que leva o pelotão da 81ª Volta a Portugal Santander ao Dia de Descanso. Várias tentativas de fuga logo à saída de Oliveira do Hospital, início da 5ª etapa, despertaram o ritmo da corrida que, na primeira hora, rolou à média de 45 Km/h. Estava difícil concretizar-se uma fuga mas acabou por acontecer depois da primeira Meta Volante em Nelas. Seguem agora destacados oito homens que já tiveram mais de três minutos de vantagem: Domingos Gonçalves (Caja Rural), João Matias (Vito-Feirense), David Livramento (Sporting-Tavira), Alejandro Marque (Sporting-Tavira), Marco Tizza (Amore & Vita), Oscar Sevilla (Medellin), Thibaut Guernalec (Arkea) e Zakary Dempster (Isarel Cycling Academy).
Antes, a passagem por Canas de Senhorim – Prémio de Montanha de 4ª categoria – revelou o virtual líder da montanha. Davide Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport) somou dois pontos e passou a liderar a classificação da Camisola Azul Liberty Seguros mas até terminar a etapa na Guarda, após 158 quilómetros, ainda haverá duas contagens.
Na segunda hora de prova, já com a frente estabilizada e o pelotão comandado pela formação do Camisola Amarela Gustavo Veloso, a W52-FC Porto, a média de corrida normalizou e baixou aos 41 Km/h.