Divulgação dos resultados da avaliação do impacto do projeto Mais Aldeia Pedagógica no envelhecimento ativo, dia 08 de setembro pelas 11h00, na sede da Azimute em Portela.
A avaliação do projeto Mais Aldeia Pedagógica foi efetuada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
– Apresentação do Projeto Mais Aldeia Pedagógica
João Cameira, Presidente da associação Azimute
– Conclusões da avaliação do impacto do projeto Mais Aldeia Pedagógica
Professor António Fonseca, docente da Universidade Católica do Porto (UCP), investigador, coordenador da Licenciatura em Psicologia da UCP e autor de várias obras dedicadas às temáticas das ciências psicológicas e do envelhecimento.
André Soares e Diana Barros, alunos de mestrado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
As conclusões gerais da avaliação do impacto apontam para o contributo positivo do projeto Mais Aldeia Pedagógica para o envelhecimento ativo dos idosos envolvidos, nomeadamente, ao nível da participação social.
O projeto Mais Aldeia Pedagógica, promovido e dinamizado pela Azimute, foi apoiado pelo Prémio BPI Seniores 2015 e consistiu na partilha de saberes e experiências entre os idosos da Aldeia Pedagógica de Portela e idosos institucionalizados em 4 IPSS`s de Bragança (Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Fundação Betânia, Obra Social Padre Miguel e CSP Santo Condestável). Durante 15 meses, foram dinamizados pela Azimute 70 workshops (serigrafia, cianotipia, fotografia, cosmética natural e reciclagem) e envolvidos 80 idosos.