Início Região BRAGANÇA: Projeto Mais Aldeia Pedagógica

    BRAGANÇA: Projeto Mais Aldeia Pedagógica

    Divulgação dos resultados da avaliação do impacto do projeto Mais Aldeia Pedagógica no envelhecimento ativo, dia 08 de setembro pelas 11h00, na sede da Azimute em Portela.

    A avaliação do projeto Mais Aldeia Pedagógica foi efetuada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

    azimutePrograma

    – Apresentação do Projeto Mais Aldeia Pedagógica

    João Cameira, Presidente da associação Azimute

    – Conclusões da avaliação do impacto do projeto Mais Aldeia Pedagógica

    Professor António Fonseca, docente da Universidade Católica do Porto (UCP), investigador, coordenador da Licenciatura em Psicologia da UCP e autor de várias obras dedicadas às temáticas das ciências psicológicas e do envelhecimento.

    André Soares e Diana Barros, alunos de mestrado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

    As conclusões gerais da avaliação do impacto apontam para o contributo positivo do projeto Mais Aldeia Pedagógica para o envelhecimento ativo dos idosos envolvidos, nomeadamente, ao nível da participação social.

    O projeto Mais Aldeia Pedagógica, promovido e dinamizado pela Azimute, foi apoiado pelo Prémio BPI Seniores 2015 e consistiu na partilha de saberes e experiências entre os idosos da Aldeia Pedagógica de Portela e idosos institucionalizados em 4 IPSS`s de Bragança (Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Fundação Betânia, Obra Social Padre Miguel e CSP Santo Condestável). Durante 15 meses, foram dinamizados pela Azimute 70 workshops (serigrafia, cianotipia, fotografia, cosmética natural e reciclagem) e envolvidos 80 idosos.