Moinho Nascente de Alburrica
Aberto para visitas | População em geral
O Moinho Nascente de Alburrica, localizado na orla ribeirinha do Concelho, irá estar aberto a visitas, para a população em geral, todos os meses, até final de junho de 2018. A próxima visita realiza-se no dia 17 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00. As visitas são gratuitas, mas as inscrições obrigatórias e devem ser efetuadas junto do Posto de Turismo do Município (Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro – loja nº 10); Tel. 21 206 82 87; E-mail: postodeturismo@cm-barreiro.pt; Horário: 3ª a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00).
A calendarização proposta para os próximos meses é a seguinte:
17 de março, 7 e 8 de abril (no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos), 19 de maio e 23 de junho de 2018.
O Moinho de Vento Nascente de Alburrica, de tipologia tradicional, foi reabilitado pela Autarquia do Barreiro de forma a readquirir as características funcionais originais, tendo para isso sido dotado de um engenho novo e necessário ao seu funcionamento.
No espaço de Alburrica, a atividade moageira esteve presente desde o séc. XV, primeiro através dos moinhos de maré que, por exigência dos tempos, foram dando lugar a moagens mais produtivas como o caso dos moinhos de vento. Em Alburrica, os três moinhos de vento foram mandados construir em 1852, um por José Francisco da Costa – o Moinho de vento Poente – e dois por José Pedro da Costa, o Moinho de vento Nascente e o Moinho Gigante, assim chamado por ser de tipologia inglesa.
De forma a poder fazer eco da sua importância enquanto Património histórico edificado e manter viva a memória de uma atividade tradicional, tão importante durante séculos, até ao aparecimento das moagens a vapor, este Moinho de vento Nascente, pode agora ser redescoberto nestas visitas guiadas.
CMB 2018-02-08