9ª Edição Festival Encontros
O Barreiro volta a receber o Festival Encontros – Cores, Sons, Saberes e Sabores, este ano num novo espaço da cidade. Nos dias 6 e 7 de julho, o largo junto ao Forum Barreiro (Rua Stara Zagora) acolhe este festival intercultural, composto por três palcos, muita animação, sabores do mundo, artesanato e especiarias, dança, música, cinema e expressão plástica que procuram homenagear e dar a conhecer as várias comunidades de imigrantes que residem no Barreiro. O evento é de entrada livre. Consulte o programa completo em https://www.cm-barreiro.pt/pages/792?news_id=6989
A oferta de uma diversidade cultural e partilha são já características deste festival, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, associações RUMO e NÓS, CLDS 3G, MIORITA – Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos, Associação Angolana Residentes a Sul do Tejo, Associação Africana do Barreiro e From Kibera with Love, com a parceria do Cineclube do Barreiro, Escola Conde Ferreira e Forum Barreiro.
O Barreiro é uma cidade essencialmente de migrantes. Desde a sua fundação, e ao longo do seu desenvolvimento, muitos indivíduos, oriundos de diversos pontos do nosso País e de outros países, criaram raízes no Concelho.
Como tal, o Festival Encontros pretende dinamizar várias iniciativas onde se evidenciem as diferentes culturas e que reflitam o dia-a-dia dos imigrantes na sua cidade de acolhimento, servindo complementarmente como forma de enaltecer as suas imensas e variadas riquezas culturais e sociais.
No âmbito do Festival, iniciou-se já a 10 de junho, os ciclos de conversas à mesa com a Guiné, Quénia e Síria que permitem conhecer um pouco da sua gastronomia e especiarias, mas também das suas histórias, culturas, modos de vida, música e dança. As restantes sessões estão já esgotadas.
No dia 29 de junho, decorre, na Escola Conde Ferreira a exibição de diversos documentários relacionados com o tema da imigração.