ERC Junior U28: Ingram derrota Koči num final dramático
Chris Ingram terminou a sua estreia no ERC Junior U28 e na categoria de 4 rodas motrizes com uma vitória de primeira, retomando a liderança na última especial de sábado, depois de Martin Koči sofrer um acidente.
Ingram tinha dilatado a sua vantagem para 15.8s depois da primeira especial de sábado, mas um furo na primeira passagem pela Tronqueira enviou-o de novo para as garras de Koči. Ingram, atual campeão do ERC Junior U27, entrou em modo de poupança de pneus na SS12 e cedeu o primeiro lugar a Koči. Contudo, deu resposta imediata na SS13, retomando a liderança e proporcionando um final fantástico em que o que o separava do seu rival eram uns meros 4.7s. O excelente esforço de Koči teve um fim desastroso na segunda passagem pela Tronqueira, quando rasgou um pneu do seu Fabia 5 (ŠKODA Slovakia) e se viu impossibilitado de completar a especial.
Fredrik Åhlin herdou o segundo lugar de Koči e fez uma abordagem sensata e direta ao seu final de prova, o que o levou ao pódio da categoria ERC U28, naquela que foi apenas a sua segunda prova no ERC.
Do mesmo modo, Rhys Yates conseguiu o seu primeiro pódio ERC U28, ao conquistar a terceira posição. Numa abordagem deliberadamente cautelosa, com o objetivo de manter pontos no campeonato português, Luís Rego trouxe o seu Ford Fiesta R5 para casa inteiro em conjunto com o quarto lugar. Já Fabian Kreim fez o tempo mais rápido de todos na SS13, batendo até o “foguete russo” Lukyanuk e o vice-campeão europeu, Bruno Magalhães, na sua caminhada rumo ao quinto lugar na categoria.
Tamara Molinaro teve a infelicidade de furar em ambas as passagens pela Tronqueira, mas a sua perseverança foi recompensada com o sexto lugar na categoria ERC U28.
Atrás de Molinaro, estavam os “desistentes” de sexta e quinta-feira, Tomasz Kasperczyk, Laurent Pellier e Pierre-Louis Loubet que asseguraram as posições sete a nove. Loubet (patrocinado pela OSCARO) mostrou indícios do que poderia ter sido a sua prova, ao conseguir os três melhores tempos num total de cinco provas especiais durante este sábado à tarde.
Hubert Ptaszek despistou-se e embateu contra uma casa de arrumos de uma quinta com o seu ŠKODA Fabia R5, tendo ficado atolado durante mais de 20 minutos. Espectadores que se encontravam na vizinhança vieram em seu auxílio e ajudaram-no a remover o carro. Este incidente levou a que caísse para o décimo lugar, atrás de Pellier e Loubet.