Início Região AVIS: Dia da Floresta assinalado com caminhada

    AVIS: Dia da Floresta assinalado com caminhada

    Caminhada do Montado assinala o Dia da Floresta Autóctone em Avis

    A celebração do Dia da Floresta Autóctone e a sensibilização da população para a preservação ambiental dão o mote à Caminhada do Montado “A nossa floresta autóctone” que o Município de Avis irá dinamizar, no próximo dia 20 de novembro, com o apoio da Freguesia de Avis e da Herdade da Cortesia Hotel.

    cA caminhada, um percurso circular de, aproximadamente, 5 km, com durabilidade de 3 horas e sem qualquer dificuldade técnica, vai ter início, às 9h30, após concentração de todos os participantes junto à receção do Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão.

    A marcha, um agradável passeio pela área, será dominada, ora pelas espécies de habitat ripícola como os salgueiros, os amieiros e os choupos que povoam a zona do Complexo do Clube Náutico de Avis, ora pela presença da simplicidade do montado, num misto de vegetação mediterrânica baixa onde se levantam, sobretudo, oliveiras, azinheiras e sobreiros e onde o verdadeiro tesouro que envolve a natureza deste espaço turístico está na riqueza e diversidade de paisagens e espécies vegetais.

    Depois, sempre pela estrada e, logo em seguida, por um carreiro debruado a estevas e giestas, onde é obrigatório andar a pé, abrem-se novas panorâmicas até chegar à Herdade da Cortesia. Aqui, onde a Natureza ocupa o lugar que é seu, há uma deslumbrante paisagem à espera de ser descoberta por todos os participantes envolvidos nesta Caminhada, gratuita, mas sujeita a inscrição na receção do Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão, no Posto de Turismo, ou através do e-mail ddsc@cm-avis.pt.

    Esta ação, com regresso ao ponto de partida agendado para as 12h30, objetiva a defesa da biodiversidade local, encerrando também uma chamada de atenção a todos os presentes para a importância económica, ecológica, patrimonial e cultural da Floresta Autóctone.

    Neste dia estará também em evidência a plantação de um conjunto de novas árvores, principalmente carvalhos, oriundas do Viveiro Municipal, que terão como destino a reflorestação do Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão.