Arte ao Centro regressa a Torres Vedras
Torres Vedras vai acolher entre os dias 13 de outubro e 3 de novembro mais uma edição do Arte ao Centro.
Recorde-se que este é um evento cultural que tem como principais objetivos a dinamização do centro histórico da cidade e a valorização e promoção do património, através de um conjunto de atividades artísticas. Este ano, tal como acontecera nas últimas edições do Arte ao Centro, as atividades do mesmo estendem-se às freguesias rurais do concelho de Torres Vedras, dando a conhecer aos participantes o seu património e as suas paisagens.
As atividades a realizar no âmbito do evento preveem o intercâmbio cultural entre participantes, população e comerciantes locais, artistas convidados e artistas locais, crianças e adultos.
O Arte ao Centro 2017 apresentará cinco componentes:
– Coletivo Brasil 2017: exposição, residências e oficinas artísticas;
– Exposições de alunos e artistas locais;
– Desenhador Residente – “Viver no Centro Histórico”;
– 3.º Encontro Internacional de Desenho de Rua;
– Exposição de desenhos e diários gráficos de João Catarino e exposição de artes plásticas “Orgânicas” de Marta Viana na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.
Os processos criativos terão como conceitos a “Utopia” e a “Distopia”.
A Exposição do Coletivo Brasil 2017 irá inaugurar no dia 13 de outubro, pelas 18h30, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, e prolongar-se-á até 3 de novembro. Aquelas duas outras mencionadas exposições também serão inauguradas na mesma ocasião e prolongar-se-ão até 5 e 3 de novembro, respetivamente.
Os artistas integrantes deste coletivo são os seguintes: André Rodrigues (São Paulo/SP), Alex Lima (Araraquara/SP), Atalie Rodrigues (Franca/SP), Denise Müller (Ribeirão Preto/SP), Denize Quinsler (São Carlos/SP), Esther Casanova (São Paulo/SP), Ivo Indiano (Franca/SP), Guilherme Bonini (Araraquara/SP), Jair Diniz (São Paulo/SP), Jozz (Jaú/SP), Marisi Mancini (São Paulo/SP) e Nathalia Sá Cavalcante (Rio de Janeiro/RJ). A coordenação está a cargo de Lauro Monteiro.
Oficinas irão decorrer no âmbito do Arte ao Centro:
1.° Grupo» 16 a 20 de outubro
Formadores:
André Rodrigues (São Paulo/SP)
Nathalia Sá Cavalcante (Rio de Janeiro/RJ)
Alex Lima (Araraquara/SP)
2.° Grupo» 22 a 28 de outubro
Formadores:
Denize Quinsler (São Carlos/SP)
Jozz (Jaú/SP)
Guilherme Bonini (Araraquara/SP)
A desenhadora residente será Maria Dulce Nunes.
O 3.º Encontro Internacional de Desenho de Rua ocorrerá entre os dias 13 e 15 de outubro, tendo como tema “A Vinha e o Vinho”. A organização ficará uma vez mais a cargo da Cooperativa de Comunicação e Cultura. Será, de novo, privilegiado o intercâmbio entre desenhadores de Portugal, Espanha e Brasil. Durante o encontro estão previstas oficinas de desenho, tertúlias e apresentações de livros.
Os lugares a desenhar foram estrategicamente selecionados, tendo como ponto de partida o tema escolhido.
Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 310 474; ou pelo e-mail: andrebaptista@cm-tvedras.pt.