Início Lifestyle XANTAR: Mais cooperação com Portugal, Castela e Leão

    XANTAR: Mais cooperação com Portugal, Castela e Leão

    A estreita cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o norte de Portugal que marcou esta edição do Xantar foi estendida hoje à comunidade de Castela e Leão. As três regiões compartilham o mesmo tipo de patrimônio, enoturismo e recursos naturais e as mesmas condições proporcionadas por sua localização além-fronteiras, conforme explicado pelo vice-presidente executivo da Expourense, Jorge Pumar, durante seu discurso no evento central de hoje: “Xantar ajuda entidades públicas e privadas a concentrarem esforços e, sob a fórmula da cooperação, podemos apresentar um destino conjunto muito competitivo no noroeste ibérico e enfrentar o desafio demográfico, promovendo o setor de turismo gastronômico ”

    XantarEste sábado, Xantar foi o dia dedicado à província de Zamora, com a presença do presidente do Conselho Provincial, Francisco José Requejo, que acompanhou o diretor de Turismo de Castela e Leão, Estrella Torrecilla, que destacou a importância de sua comunidade a participar da única feira internacional de turismo gastronômico da Espanha. Este sábado também foi o dia dedicado à província de Lugo, representado pelo seu vice de Turismo, Pilar García Porto; do município de Viveiro, representado por sua prefeita, María Loureiro; da prefeitura de Veiga, com a presença de seu prefeito, Juan Anta. Como de costume, também o dia dedicado a várias câmaras portuguesas, como Esposende (representada pela Vila do Turismo, Sergio Manso) e Felgueiras (representada pelo prefeito Nuno Fonseca), que participam de 6 edições continuamente e com presença crescente e também a de Vizela que, depois de participar no ano passado, retornou esta edição com o dobro da superfície contratada e programando mais atividades promocionais de seu destino. Foi representado por seu prefeito Vitor Hugo Salgado.

    XANTAR 2020 AWARDS

    XantarDurante a cerimônia central no sábado, os Xantar Special Awards foram dados em 2014 para comemorar o prêmio do Selo da Feira Internacional do Governo da Espanha. Desde então, eles são mantidos e servem para reconhecer os expositores que apresentam ganhos de capital por sua participação na feira, oferecendo sempre algo mais ou diferente aos visitantes. Os vencedores desta edição foram
    – Prêmio de Melhor Stand de Restaurante: Condado-Paradanta por apresentar um cardápio completo e nativo e promover um projeto que combina enologia e turismo-
    – Prêmio de Melhor Stand de Comida: Consellería do Mar. Por apresentar um novo stand, por facilitar pela primeira vez a presença de pequenas empresas relacionadas a frutos do mar e pelos inúmeros showcookings organizados com prestigiados chefs galegos e por promover os produtos da Qualidade do mar galega.
    – Prêmio à Melhor Ação Promocional em Turismo: Conselho Provincial da Corunha, por promover a participação de seus conselhos, organizando inúmeras atividades que promoviam produtos locais e apoiando as várias escolas de hospitalidade.
    – Prêmio de Melhor Atividade em Saúde e Meio Ambiente: Ecourense, por promover a reciclagem de óleos e por promover o uso da culinária através da oficina “Zero Waste”.

    Durante este dia, também foram entregues os prêmios do X Concurso de Cartazes de Festas Gastronômicas da Galiza e Portugal. O primeiro prêmio foi para o Enzoido de Xinzo de Limia; o segundo da Campanha Sabores do Mar de Esposende e o terceiro da Festa de Viño de Amandi de Sober.

    XantarATIVIDADES

    Entre as atividades realizadas neste já quarto dia de Xantar, destacou-se o show de coquetéis de Betina Montagne, professora de pastelaria e júri do programa de televisão “Bake off”, que ensinou os segredos para criar a massa dos autênticos “biscoitos de massa” americanos. O popular chef austríaco-português Thomas Egger, que representou Tabuaço, também participou hoje. A Arousa Norte também escolheu o dia de hoje para organizar um showcooking sobre seus produtos nativos.

    XantarEntre as degustações oferecidas hoje, foi utilizado o da Câmara Municipal de Viveiro, que apresentou vários pratos feitos com pescada do Celeiro, e anunciou a Festa da Pescada, de Interesse Turístico na Galiza, e será realizada em 18 de julho de 2020. Sua Semana Santa, de interesse turístico internacional, foi promovido através do Pão dos Apóstolos, uma sobremesa típica da Páscoa em Viveiro. A Cañiza foi outro dos municípios que ofereceu neste sábado a promoção de seus populares presuntos e vinhos.

    Amanhã será o dia de encerramento desta edição, em que 298 expositores de 9 países apresentarão os últimos desenvolvimentos em produtos indígenas, de qualidade, certificados e ecológicos.