Início Lifestyle XANTAR: Fins de Semana Gastronómicos Turismo Porto e Norte

    XANTAR: Fins de Semana Gastronómicos Turismo Porto e Norte

    Xantar, Exposição Internacional de Turismo Gastronómico, participou como convidado especial na apresentação da 12ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, organizada pela Entidade de Turismo Porto e Norte, o principal parceiro estratégico da Expourense em Portugal. Este ato ocorreu em Felgueiras e contou com a presença do presidente do Porto e do Norte, Luis Pedro Martins; do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca; e representantes de câmaras municipais que são expositores habituais em Xantar, como Ponte de Lima, Braga, Montalegre, Alijó, Esposende ou Gaia, entre outros.

    Xantar em FelgueirasDurante este evento, o compromisso que o Porto e o Norte assumiram pela Xantar como plataforma internacional para a promoção de sua gastronomia e seus vinhos ficou evidente mais um ano. Os XII fins de semana gastronômicos são comemorados de 30 de novembro de 2019 a dezembro de 2020. Esses fins de semana também incluem o Xantar, que é comemorado entre 5 e 9 de fevereiro de 2020, um Feira que no Porto e no Norte consideram sua. A Xantar foi representada por sua diretora, Emma González, que fazia parte da delegação que visitou os diferentes estandes das câmaras municipais presentes.

    O objetivo dos fins de semana gastronômicos de que o Turismo do Porto e o Norte de Portugal (TPNP) é “conquistar o turista pela boca”. Esta iniciativa nasceu em 2009 com 30 municípios anexos e 349 restaurantes. “A edição 2019/2020 tem 78 municípios, mais de 1.000 restaurantes e mais de 500 empresas turísticas anexadas, uma demonstração de que a gastronomia é um produto estratégico capaz de promover um maior fluxo turístico”, disse ele nesta manhã na apresentação. Presidente do TPNP, Luís Pedro Martins.

    Xantar em FelgueirasUm dos objetivos desta oferta é reduzir a sazonalidade com a qual a região é debatida, remediando períodos de menos lucros e fluxos, como nos meses de janeiro, fevereiro e março. “Deve-se acrescentar que este é um momento de grande riqueza enogastronômica em praticamente todo o destino e uma oportunidade de divulgar os produtos certificados e únicos de nossa região”, acrescenta Luís Pedro Martins.

    Além da experiência gastronômica, o participante terá à sua disposição no restaurante informações culturais e de identidade de cada município, com toda a oferta turística. “Os fins de semana gastronômicos também afirmam ser uma forma de incentivar visitas frequentes”, acrescentou o presidente do Porto e Norte, convencido de que “é muito importante atrair pessoas, pela primeira vez, para lugares menos conhecidos, porque os números disponíveis indicam que estes voltem. ”

    Xantar em FelgueirasPor sugestão de cada município participante desses fins de semana gastronômicos, os empreendimentos turísticos devem aplicar uma porcentagem de desconto, no mínimo de 10%, na taxa de juros de sexta e sábado. Esta recomendação também inclui restaurantes anexos.

    O turismo gastronômico é um dos aspectos que merece um forte compromisso dos responsáveis ​​pela TPNP. Mais de 20% das pessoas que visitam o território apontam a gastronomia como uma das principais motivações.

    Xantar em FelgueirasA apresentação dos 12os fins de semana gastronômicos incluiu uma exposição e degustação de produtos e vinhos gastronômicos de cerca de trinta câmaras municipais do Porto e do Norte anexadas a esta campanha.

    O objetivo desta edição dos fins de semana gastronômicos do Porto e do Norte é posicionar a gastronomia e os vinhos como um produto turístico estratégico dessa região que, nos últimos anos, viu seu fluxo turístico crescer significativamente e já bateu um recorde de permanece