Início Lifestyle XANTAR: Encerra com o maior número visitas

    XANTAR: Encerra com o maior número visitas

    “Não é um medidor gratuito e nem um minuto livre.” Foi assim que o vice-presidente executivo da Expourense, Jorge Pumar, definiu o Xantar 2020 durante a cerimônia de encerramento que fecha com dados que excedem as edições anteriores, como os 289 expositores de 9 países, a área ocupada ou o monitoramento pelo público dos mais 150 experiências que envolveram a realização de quatro atividades para cada hora da feira e foram seguidas por mais de 7.000 participantes, a maioria profissionais do setor. Isso. O número de visitas recebidas durante os cinco dias da sala, cerca de 25.000, também excede o das últimas edições.

    XantarO programa Xantar 2020 Activities incluiu exposições de culinária ao vivo nas quais chefs renomados da Espanha, Portugal, Costa Rica, México, Peru e Chile participaram e nos quais foram valorizados os produtos locais e de qualidade. Outra das atividades que despertou o interesse dos profissionais foram as mais de 30 degustações comentadas de produtos como vinho, bebidas espirituosas, queijos, mel ou rum panamenho. Também é necessário acrescentar as mais de 50 degustações oferecidas pelos expositores, como as de rosca com queijo e vinho de Amandi de Sober, a Garrafa de O Barco de Valdeorras, para citar algumas das organizadas para este dia de encerramento.

    O Xantar 2020 teve mais uma vez a lealdade de profissionais do setor e também do público em geral da Galiza e de Portugal e províncias vizinhas, que cumpre o objetivo da feira de promover o turismo de proximidade através da gastronomia para através da cooperação transfronteiriça e ibero-americana. A cerimónia de encerramento de hoje, Dia dedicado ao Ambiente Rural, foi presidida pelo vereador desta área, José González, que destacou o papel que Xantar desempenha na “revitalização da economia galega e no impulso internacional de dois setores vitais para Galiza como são os agro-alimentares e hospitalidade e turismo.

    XantarEste último dia também foi dedicado aos municípios de Castro Caldelas e Sober, ambos na Ribeira Sacra, protagonista desta edição. O presidente do Consórcio de Turismo da Ribeira Sacra e o prefeito de Sober, Luis Guitián, agradeceu a Xantar pela única oferta que a Espanha apresentará em 2021 no Patrimônio Mundial da UNESCO. Também foi comemorado o dia dedicado a O Barco de Valdeorras, cujo prefeito, Alfredo García, destacou que “o turismo deve se tornar um recurso importante para nossos territórios. Temos que aprender a viver também do turismo. ”
    Durante esta cerimônia de encerramento, os prêmios do Concurso Xantar Gourmet Group Cuevas nas categorias profissional, semiprofissional e amador também foram entregues como de costume por 8 anos. Eles tiveram que fazer receitas que incluíam vários produtos gourmet galegos, como a castanha. Os vencedores desta edição foram:

    PROFISSIONAL

    Illya Aleksenko Bilyayev – Santiago de Compostela
    Receita: Ravioli de Castanha Recheado com Castanha com Cogumelos Cristalizados
    Semi-profissional
    Rut Nieves Fernández – Ourense e Fátima Nieves Fernández – Ourense
    Receita: A Chispa da Castaña

    AFETADO

    Marcos Céspedes Seijo – Ourense. Vencedor também da edição de 2019 nesta mesma categoria.
    Receita: guisado de carne galego com castanhas e salada quente de cogumelos e castanha assada.

    A cerimônia de encerramento foi concluída com a entrega de chapas às entidades patrocinadoras da Xantar 2020 e entre as quais estão grandes empresas do setor de alimentos e serviços da Galiza, além das diferentes administrações que destacam, mais uma vez, a importância cooperação público-privada. Assim, conclui a primeira feira do calendário Expourense para 2020.

    A próxima consulta será nos dias 15 e 16 de abril com a 15ª edição da Previsel, Exposição de Prevenção e Segurança Ocupacional.