Início Lifestyle XANTAR: Criar valor com experiências rurais e empresariais

    XANTAR: Criar valor com experiências rurais e empresariais

    O comitê consultivo Xantar 2020 agenda ações que aumentam o valor do meio rural

    A Expourense iniciou esta manhã a primeira reunião do comitê consultivo Xantar 2020, com a participação de quinze agentes relacionados ao turismo e gastronomia de diferentes áreas. Os participantes puderam conhecer em detalhes os objetivos e ações profissionais que serão lançados durante a 21ª edição da Exposição Internacional de Turismo Gastronômico, a ser realizada nos recintos de feiras de Ourense entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com o objetivo de colocar em valor as experiências rurais e empresariais que contribuem para a fixação da população, com potencial de internacionalização.

    XantarO Xantar 2020 será mais um ano, um exemplo de cooperação público-privada, refletida na composição de seu comitê consultivo. A reunião desta manhã, liderada pelo presidente do comitê executivo da Expourense, Jorge Pumar, e a diretora da Xantar, Emma González, contou com a presença de representantes de diferentes departamentos da Xunta de Galicia envolvidos na sala, como o Departamento de Saúde ou o Departamento de Saúde. de Mar. A vereadora de Turismo e Termalismo do Município de Ourense, Flora Moure; o presidente do Cluster de Turismo da Galiza, Cesáreo González Pardal, e representantes de entidades como a Federação Provincial de Hospitalidade de Ourense, a Faculdade do CC. Negócios e Turismo do Campus da Universidade Ourense de Vigo; dos conselhos de regulamentação de D.O. Monterrei e D.O. Valdeorras; do IES Vilamarín; da Academia Gastronômica de Ourense; e o delegado Xantar para Portugal, Antonio García.

    Precisamente, o Norte de Portugal confirmou mais um ano sua presença ativa na Xantar. Isso fortalecerá a cooperação transfronteiriça com Portugal, um país do qual se espera uma presença massiva de ambos os expositores, já confirmada, e visitantes. Serão lançadas diferentes ações destinadas a captar o público profissional deste país, mas também para o público em geral, uma vez que Portugal é o principal mercado turístico da Galiza.

    Durante esta primeira reunião do comitê consultivo, também foram apresentados os desenvolvimentos nas ações profissionais da sala que foi escolhida como o espaço ideal para organizar um concurso nacional de cozinha e sala de estar e também para fornecer treinamento especializado no setor do vinho. Destaca também o fato de que as conferências e apresentações que serão incluídas no XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável se concentrarão no desafio demográfico no meio rural, promovendo atividades relacionadas à viticultura, entre outros setores.
    XantarPacotes turísticos
    Além da estrutura da feira, durante a reunião deste comitê, também foram apresentados os diferentes pacotes turísticos que a organização montou para promover o turismo local, oferecendo aos visitantes uma experiência enogastronômica (e também térmica) em Ourense. Em colaboração com a agência de viagens Siente Galicia, foi lançada uma nova edição do seu pacote que inclui uma estadia em quarto duplo com café da manhã buffet em um hotel de 4 estrelas em Ourense e a experiência gastronômica em XANTAR. Esse pacote já pode ser reservado pelo site www.sientegalicia.com ou pelo site www.xantar.org.
    Também foi lançada uma nova edição do chamado “Pacote de Trem”, com o apoio do Conselho Ourense, que tem como objetivo convidar os residentes da província de Corunha a se aproximarem de Ourense durante a feira e visitar a cidade.
    A implementação destes pacotes responde ao objetivo fundamental de promover o turismo interno e de proximidade na Galiza.