Para conhecimento das Associações, Clubes seus filiados, Rádio, Televisão, Imprensa e demais interessados a Direcção da Federação Portuguesa de Voleibol, informa:
Campeonatos Nacionais – Esclarecimento
1- A situação que se vive em Portugal e no resto da Europa e do Mundo, é demasiado grave para se comunicar por meias palavras ou se criarem divisões, no momento em que o que mais precisamos é de estar unidos.
2- Estamos em pleno estado de emergência, há vidas em jogo, e pessoas infectadas, e os números falam, infelizmente, por si.
3- O tempo não é de alarmismos, mas sim de decisões. De decisões que salvaguardem, em primeiro lugar, a integridade física de todos, porque este é um momento em que todos dependemos uns dos outros.
4- Não é também o tempo de confundir. Neste momento, temos os Campeonatos da I e II Divisão Masculinos e Femininos, que estão suspensos até 31.08.2020. Não acabaram estes Campeonatos, ao contrário do que já aconteceu, por exemplo e de facto, em Espanha e Alemanha, nem sabemos se haverá condições para os recomeçar, seja em que moldes ou formato for. É por isso, totalmente errada, a ideia, de que os Campeonatos acabaram, quando eles estão suspensos.
5- Todos os clubes, sem excepção, prepararam e investiram nesta época desportiva, sem contar que a mesma seria interrompida com uma pandemia que provocaria uma paralisação total da grande maioria de todas as actividades. Não foi, assim, a Federação que terminou a época. Aquilo que a FPV desde já garantiu é que a época 2020/2021 só começará se e quando, sendo possível, terminarem as actividades do Voleibol respeitantes à época 2019/2020.
6- Gostaríamos, igualmente, de frisar, que foi um número significativo de clubes que contactou a Federação, para além dos igualmente auscultados informalmente, e que atestaram, maioritariamente, ser a situação que vivemos, com Pavilhões fechados e sem qualquer hipótese de treino, e com certificados de transferência internacionais a expirar, uma situação absolutamente incomportável, seja para a continuidade de muitos atletas em Portugal, seja sobretudo para a saúde e integridade física de todos, sem excepção, atenta a previsão do surto do vírus em questão.
7- Foi assim, com base quer nas recomendações da DGS, quer nas recomendações da OMS, e bem assim, das medidas à data já divulgadas e impostas pelo Governo, e da previsão do surto do vírus que se referiu, que a Federação Portuguesa de Voleibol decidiu, tendo por base este quadro, suspender o Campeonato Honda até 31.08.2020.
8- Diga-se, também, que a participação de clubes nas competições europeias, como é o honroso caso do Sporting Clube de Portugal, nada tem que ver com a suspensão do Campeonato.
9- Assim, consoante a evolução desta situação de pandemia que hoje vivemos, as implicações, a vários níveis e ainda desconhecidas, do impacto da mesma, mas que já se fazem sentir por todos, e tendo ainda em consideração a salvaguarda da saúde e integridade física de todos os agentes desportivos, da qual jamais abdicaremos, a FPV não deixará de, oportunamente, tomar a decisão que considerar melhor, mais adequada e mais justa para o Campeonato em questão, cientes de que, nesta fase, existe somente um único alvo a abater: a COVID-19.
É nisso que estamos concentrados, é por todos e para todos que continuamos a ajudar em prol do País e sempre, sem excepção, a pensar e a agir em prol do Voleibol.
Porto e Secretaria da Federação Portuguesa de Voleibol, 20.março.2020
A Direcção