XANTAR: Portugal reflete o bom momento do turismo

0
121

Portugal promove em Xantar seu status como o melhor destino turístico do mundo
– A presença maciça de câmaras municipais no país vizinho reflete o bom momento que o turismo está experimentando no país
– Hoje foi comemorado o dia dedicado às províncias de Zamora e A Coruña, os municípios de A Veiga e A Pobra de Trives, as câmaras municipais de Aveiro, Esposende e Felgueiras e a Fundação Amigos da Galicia
– Prêmios que celebram a Internacionalidade de Xantar pelo quinto ano consecutivo foram entregues

– A presença maciça como expositores de câmaras municipais de Portugal em Xantar reflete o bom momento em que o setor de turismo está percorrendo neste país, que em dezembro de 2017 foi declarado “o melhor destino turístico do mundo” em os prestigiados World Travel Awards. Isto é evidente na celebração do dia dedicado a três cidades portuguesas importantes que se tornaram importantes destinos turísticos e gastronômicos. Neste dia foi possível fazer um passeio dos sabores do mar de Esposende, continuando pelo Pao de Lo de Margarida de Felgueiras aos “ovos Moles” de Aveiro. Os representantes municipais dessas câmaras procuram turistas na Galiza, fazendo referência ao fato de serem destinos de proximidade e qualidade de seus alimentos e vinhos como principais reivindicações.

“Xantar faz de Ourense e da Galiza o epicentro da enogastronomia a nível nacional e internacional”. Com estas palavras, o delegado territorial da Xunta de Galicia, Marisol Díaz Mouteira, definiu o show internacional durante o seu discurso no evento central de hoje, que também contou com a presença do prefeito de Ourense, Jesús Vázquez. Este sábado também foi dedicado à província de A Coruña, Zamora e os conselhos de A Pobra de Trives e A Veiga, bem como a Fundação Amigos da Galicia. Durante seu discurso, o prefeito de A Veiga, Juan Anta, agradeceu Xantar pela possibilidade de oferecer “pequenas populações com orçamentos limitados, mas com grandes recursos turísticos que podemos promover internacionalmente”.

Após o equador da 19ª edição da feira e, embora o fim de semana seja mais orientado para o público em geral, Xantar continua com uma intensa agenda de atividades que, principalmente, têm sido relacionadas à divulgação da excelência gastronômica de as entidades que tiveram o dia dedicado. Pelo terceiro ano consecutivo, a Diputação de A Coruña fez uma exibição importante na feira, convidando os conselhos desta província a preparar pratos tradicionais e protagonistas únicos de vários festivais gastronômicos, como Filloas de Zas, ou o Pulpo a Mugardesa.

Por sua vez, a Diputación de Zamora organizou uma degustação entre o PGI Ternera de Aliste e os vinhos do D.O. Chegar “Esta é a segunda vez que Zamora participa em Xantar e este ano também o faz com um restaurante graças à cooperação público-privada”, como explicou o presidente da Junta Provincial, María Teresa Martín Pozo.

Prêmios Xantar 2018

Durante o ato central do dia, foram entregues os Prêmios Especiais de Xantar que nasceram em 2014 para celebrar a concessão do Selo da Feira Internacional do Ministério da Economia, Indústria e Competitividade do Governo da Espanha. Eles mantiveram-se desde então e servem para reconhecer aqueles expositores que apresentam ganhos de capital para sua participação na feira sempre oferecendo algo mais ou algo diferente aos visitantes. Os vencedores desta edição foram:
– Prêmio do Melhor Stand de Restaurante: Região dos Açores. Por iniciativa de recriar o menu servido no Titanic na noite do naufrágio e essa foi uma das grandes reivindicações da mídia desta edição.
– Prêmio do Melhor Stand de Comida: Nesta categoria foram concedidos dois prêmios. Para Hijos de Rivera, pelo intenso programa de degustação de suas cervejas e vinhos organizados em seu stand. E aos Cafés Lisboa, uma empresa presente em Xantar desde a primeira edição e que todos os anos oferece mais de 15.000 cafés de forma gratuita.
– Prêmio da Melhor Ação Promocional no campo do turismo. Dois reconhecimentos também foram entregues nesta categoria. O primeiro foi para a Entidade Turística do Porto e Norte para facilitar a participação em Xantar de mais de 20 câmaras municipais desta região. A outra entidade premiada foi o INORDE porque o seu restaurante é um excelente exemplo de cooperação público-privada em Ourense e permite que o salão ofereça menus para todos os orçamentos.
– Prêmio para a melhor atividade relacionada à saúde e nutrição: BOAGA por ter criado um restaurante que promove carnes nativas de qualidade.
Amanhã será o dia de encerramento desta edição em que 273 expositores de 12 países apresentam os últimos desenvolvimentos em produtos locais, qualidade, certificação e ecológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here