POLÍTICA: O Futuro da Representação Política

0
136

COLÓQUIO “O FUTURO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA – 200 ANOS DO SINÉDRIO”
22 janeiro | 9h30 | Teatro Rivoli, Porto

A Assembleia da República, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, promove um colóquio para debater o futuro da representação política democrática, por ocasião dos 200 anos da criação do Sinédrio e no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo em Portugal.

A sessão de abertura está a cargo do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

O colóquio conta com uma conferência inaugural de Artur Santos Silva e inclui um debate académico com investigadores de várias universidades e um debate político com representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia da República.

A sessão de encerramento é assegurada pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Pedro Bacelar de Vasconcelos, e pelo Presidente das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, Guilherme d’Oliveira Martins.

Sinédrio, uma associação que tinha como objetivo preparar a revolução liberal, que teria lugar em 1820, foi fundado na cidade do Porto a 22 de janeiro de 1918.

A ambição de implantar em Portugal um regime constitucional e representativo alimentava a ação de Fernandes Tomás, Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here