PCP: Requalificação do IP3

0
66

Grupo Parlamentar do PCP, Recomenda ao Governo a requalificação do IP3, e a sua manutenção sem portagens

O Grupo Parlamentar do PCP, por proposta da Direcção da Organização Regional de Viseu e da Direcção da Organização Regional de Coimbra, deu seguimento prático ao conteúdo de uma Petição contendo milhares de assinaturas entregue na Assembleia da República pela Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3, que reclama obras urgentes e a requalificação deste itinerário principal, entregando para votação uma Resolução Política que“Recomenda a requalificação do IP3, a sua manutenção sem portagens e em condições de segurança”.

IP3 é consensualmente considerado como a ligação mais curta entre Coimbra e Viseu, que maior carga de trânsito tem na região centro, quer de ligeiros, quer de pesados, especialmente de mercadorias – com 18.000 veículos por dia nalguns troços – e que, complementado com o IC6 e com o IC12, melhor se articula com as restantes vias, de norte para sul e do litoral para o interior e o acesso mais rápido para o Noroeste e para Espanha, afigurando-se também como a solução mais económica para o país.

Assim a Resolução apresentada pelo GP do PCP, recomenda que se proceda com urgência à reparação do piso, em particular das brechas no pavimento, se nivele a plataforma onde há abatimentos e se reforce e repare barreiras e taludes. Que se estabilizem os taludes afetados pelos incêndios. Que se corrijam os graves problemas de segurança, as inclinações acentuadas, as zonas onde se formam lençóis de água, os estrangulamentos de via, causadores de muitas colisões e despistes. Que se alargue para as 4 faixas e se instale o separador central em toda a sua extensão. Que se melhorem os nós de acesso às povoações e às zonas industriais, de modo a eliminar os cruzamentos de nível e se construam os caminhos paralelos para acesso às propriedades. Que se mantenha o IP3 ao serviço da economia do País e das populações, livre de portagens e com os níveis de segurança exigidos para o volume de tráfego que tem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here