CLIFF: Açores o grande clássico do calendário

0
124
David Colturi of the USA Czech Republic dives from the 27 metre platform during the second stop of the Red Bull Cliff Diving World Series on Islet Franca do Campo at Sao Miguel, Azores, Portugal on July 9th 2017. // Paulo Calisto/Red Bull Content Pool // P-20170709-04409 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

Red Bull Cliff Diving World Series: época de 2018 arranca em junho

AÇORES O GRANDE CLÁSSICO DO CALENDÁRIO

Nos dez anos do Red Bull Cliff Diving World Series, Portugal continua a marcar uma forte presença no calendário. O ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, será assim, em julho próximo, palco da terceira etapa do circuito mundial – naquela que será a sétima visita consecutiva ao nosso país. A época é composta por um total de sete etapas, das quais cinco contarão com participação feminina.

Em 2018 os Açores voltam a marcar presença no mapa do Red Bull Cliff Diving World Series, assumindo-se cada vez mais como o maior clássico do calendário. O encontro está marcado para os dias 13 e 14 de julho, com a ação a regressar pelo sétimo ano consecutivo ao ilhéu de Vila Franca do Campo, uma pequena reserva ecológica situada a cerca de um quilómetro da ilha de São Miguel. A principal marca diferenciadora da competição portuguesa reside no facto de só nesta etapa os atletas terem a oportunidade de saltar diretamente das rochas, numa clara evocação às origens da modalidade nascida há mais de 200 anos no Havai.

A nova temporada assinala os dez anos do circuito mundial e vai crescer em número de etapas, com um total de sete competições – mais duas do que no ano passado – a decorrer de junho a setembro entre os Estados Unidos da América e a Europa.

Orlando Duque of Colombia dives from the 25,5 metre Snakehead rock during the first session of the second stop of the Red Bull Cliff Diving World Series on Islet Franca do Campo at Sao Miguel, Azores, Portugal on July 8th 2017. // Paulo Calisto/Red Bull Content Pool // P-20170709-00158 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

O arranque tem lugar no Texas, no lago de Possum Kingdom, um cenário de natureza já bem conhecido pelos atletas e que será a única viagem do ano fora do Velho Continente. Segue-se um regresso ao país vizinho, mais concretamente a Bilbau, onde os saltos a partir da ponte de La Salve – mesmo em frente ao célebre museu Guggenheim – estarão reservados apenas aos atletas masculinos. Duas semanas depois de Espanha é altura de voltar aos Açores. No início do mês de Agosto, a Suíça volta a figurar no calendário, depois de uma longa ausência. Para as mulheres será mesmo a primeira aventura nas paisagens idílicas de Sisikon, com destino às águas paradas e suaves (água doce) do lago Lucerna. Da natureza intocada, o circuito mundial viaja de seguida para o centro da civilização, com mais uma visita à famosa ópera de Copenhaga (Dinamarca) – esta será a segunda etapa do ano com participação exclusiva de masculinos e também a 70ª etapa do circuito mundial. Já no mês de setembro, a competição sobe de tom na emblemática ponte de Mostar – na Bósnia e Herzegóvina. Pela primeira vez na história, a grande final do campeonato vai ter lugar em Polignano a Mare, Itália, um destino sempre muito considerado pelos praticantes, dada forte tradição local.

Decorrendo sob a égide da FINA (Federação Internacional de Natação) – o Red Bull Cliff Diving World Series contará em 2018 com a participação de atletas de 12 países. Os Campeões da última edição, o mexicano Jonathan Paredes e a australiana Rhiannan Iffland, vão estar naturalmente no centro de todas as atenções.

Adriana Jimenez of Mexico dives from the 21 metre platform at Islet Franca do Campo during the second stop of the Red Bull Cliff Diving World Series at Sao Miguel, Azores, Portugal on July 9th 2017. // Dean Treml/Red Bull Content Pool // P-20170709-02664 // Usage for editorial use only // Please go to www.redbullcontentpool.com for further information. //

CALENDÁRIO 2018

RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES

2 junho                   | Texas, E.U.A.

30 junho               | Bilbau, ESPANHA

14 julho                   | S. Miguel, Açores, PORTUGAL

5 agosto                | Sisikon, SUÍÇA

25 agosto            | Copenhaga, DINAMARCA

8 setembro       | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

23 setembro    | Polignano a Mare, ITÁLIA

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here