Início Lifestyle TURISMO: Ourense recebe 1.º Congresso Ibérico de Turismo Desportivo

    TURISMO: Ourense recebe 1.º Congresso Ibérico de Turismo Desportivo

    1º Congresso Ibérico de Turismo Desportivo, nos dias 14 e 15 de novembro no Expourense
    • Contará com cerca de vinte especialistas que apresentarão o turismo desportivo como uma ferramenta para o desenvolvimento e diferenciação de destinos turísticos.
    • É organizado pela Secretaria Geral do desporto, pela Agência de Turismo da Galiza, pelo Conselho Provincial de Ourense e Expourense.
    • Realizará além da Sportur Galicia, III Exposição de Esportes e Turismo Ativo e possui inscrição gratuita

    Turismo e DesportoO turismo desportivo gera receita de 13,8 bilhões de euros por ano na Espanha; Está entre as três principais motivações de turistas estrangeiros que visitam a Espanha e é, sem dúvida, uma oportunidade para a diferenciação de destinos e seu desenvolvimento económico. É também uma excelente ferramenta para a promoção de desportos e hábitos de vida saudáveis. É por estas razões que levou à organização do I Congresso Ibérico de Turismo Desportivo, nos dias 14 e 15 de novembro, na Expourense, paralelamente e em complemento à terceira edição do Sportur Galicia, Salão Desportivo e de Turismo Activo.

    O 1º Congresso Ibérico de Turismo Desportivo foi apresentado nesta manhã no Expourense pelo presidente do Conselho Provincial de Ourense, Manuel Baltar; pelo Secretário Geral de Desporto da Xunta da Galicia, Ramón Lete; pelo Conselheiro em Turismo da Cidade de Ourense, Flora Moure; e pela vice-diretora da Expourense, Emma González. Todos eles destacaram o peso do turismo esportivo na Galiza, especialmente na província de Ourense, e no sucesso sempre relatado pelo binómio “turismo + desporto”. O Secretário-Geral do desporte também forneceu dados como o desporto que contribui com 2,5% para o PIB nacional ou que na Espanha existem mais de 34.000 empresas associadas ao sector que empregam mais de 200.000 pessoas. No momento, o congresso já conta com mais de 100 inscritos de toda a Espanha e Portugal e a expectativa é de mais de 200 participantes.

    Este congresso é organizado pela Secretaria Geral do Desporto, pela Agência de Turismo da Galiza, pelo Conselho Provincial de Ourense e Expourense e conta com a colaboração da Associação Espanhola de Desportos e do Conselho Ourense. É um evento voltado para profissionais do sector, como federações desportivas; PME e freelancers do sector de desportos e turismo; Agências de viagens; Clubes e empresas desportivas; Alunos e professores de educação desportiva e turística e administrações públicas com competência em desportos ou turismo.

    CONGRESO IBÉRICO DE TURISMO DEPORTIVOPROGRAMA
    O programa deste congresso será dividido em cinco eixos:
    – POLÍTICAS PÚBLICAS: Serão conhecidos casos de incorporação do turismo desportivo nas agendas de diferentes administrações com competência em turismo e desporto.

    – TURISMO ACTIVO E NÁUTICO: Apresentações sobre os regulamentos dessas actividades e as qualificações necessárias para o seu exercício. Exemplos de novas tendências também serão incluídos.

    – EVENTOS DESPORTIVOS: Serão conhecidas histórias de sucesso desenvolvidas nas cidades e nas áreas rurais, bem como modelos para medir seu impacto económico.

    – DESENVOLVIMENTO DE DESTINOS: O turismo Desportivo é uma oportunidade para o desenvolvimento económico de vilas e cidades que podem constituir uma oferta única e diferenciada.

    – SIMBIOSE DO TURISMO-DESPORTO: A cadeia de valor do sector de turismo tem uma oportunidade no desporto. Serão conhecidas histórias de sucesso de empresas de turismo voltadas para o turismo desportivo.

    Contará com a participação de 20 palestrantes da Espanha e Portugal, especialistas em turismo desportivo, um dos subsistemas turísticos com maior crescimento interanual. Eles apresentarão histórias de sucesso de destinos e modelos espanhóis e internacionais que podem ser adaptados e reproduzidos por outras entidades e que podem ser inspiradores para o desenvolvimento económico sustentável de destinos turísticos em todo o mundo. Serão também analisadas as sinergias existentes entre os sistemas desportivo e turísticos, a partir das quais surgirão oportunidades e ideias para as entidades e pessoas que compõem os dois sistemas. O papel do turismo desportivo no desenvolvimento local e urbano e como gerador de emprego também será analisado.

    Os palestrantes explicarão como os eventos desportivos são factores de dinamismo nas áreas rurais e como são elementos-chave para o posicionamento turístico dos territórios. Alguns dos exemplos que serão apresentados serão os do “Irati Extrem”, uma marcha de bicicleta não competitiva realizada todos os anos na cidade de Urzainki, nos Pirinéus Navarreses; ou o “Homem de Ferro” de Lanzarote ou o “Pantín Classic” de Valdoviño, entre outros. A questão das qualificações necessárias para trabalhar no setor de turismo ativo também será abordada.

    A inscrição para participar do 1º Congresso Ibérico de Turismo Desportivo é gratuita e deve ser feita através do site www.congresoturismodeportivo.com