Início Lifestyle TURISMO: Destino Açores contribui para notoriedade turística do país

    TURISMO: Destino Açores contribui para notoriedade turística do país

    A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo enfatizou que a estratégia do Turismo dos Açores tem contribuído para aumentar a notoriedade do país, nomeadamente, porque, por via do nosso arquipélago, Portugal entra na lista de países que detêm a certificação como destino turístico sustentável.

    AçoresO final deste processo, que decorreu durante dois anos, ocorreu no início deste mês, posicionando os Açores, também, como o primeiro e único arquipélago com esta certificação.

    A governante salientou que este reforço de posicionamento e de identidade dos Açores leva o nome de Portugal mais longe, colocando o país num panorama internacional no que diz respeito a questões de sustentabilidade associadas ao turismo.

    Marta Guerreiro, que falava, em Ponta Delgada, à margem de uma reunião com a nova Secretária de Estado do Turismo, reconheceu “com agrado” o empenho na sua deslocação aos Açores para “analisar a evolução do turismo na Região e o seu enquadramento a nível nacional” para que “em conjunto” se possa discutir como é que se pode “tirar, ainda mais, partido do bom relacionamento existente nos últimos anos”.

    Na ocasião, a titular da pasta do turismo adiantou que a “formação e a promoção” foram alguns temas levados à reunião, por serem matérias estratégicas para os próximos anos.

    Neste âmbito, a Secretária Regional destacou a captação de “estágios internacionais para estudantes”, a promoção do destino no sentido de “garantirmos maiores fluxos”, mas também a captação de eventos de alta notoriedade.

    Marta Guerreiro salientou ainda a intenção de “intensificar as parcerias que já têm existido com o Turismo de Portugal”, tendo destacado a ação de formação, em conjunto com a Escola de Formação Turística e Hoteleira, que decorreu ao longo deste ano e permitiu “levar a todas as ilhas formação descentralizada em sete áreas distintas no setor do turismo”, para além da promoção de um curso dirigido a diretores de hotéis, que irá iniciar-se já em janeiro de 2020.

    A titular da pasta do turismo frisou, ainda, o sistema de apoios à captação de rotas do Turismo de Portugal, denominado VIP, e a sua revisão em 2020 que permitirá “garantir uma discriminação positiva” para os Açores, reconhecendo a “importância de termos incentivos mais aliciantes, uma vez que os custos para voar para a Região também são mais elevados”.

    Segundo a governante, foi uma reunião sobre o futuro, numa relação estreita que sempre vimos mantendo com o Governo da República e, particularmente, com esta Secretaria de Estado.