Início MotorSports TT BRASIL: Dez anos de história no Transcatarina

    TT BRASIL: Dez anos de história no Transcatarina

    Transcatarina: dez anos de história construídos com garra e inovação

    Entramos na semana mais aguardada por aqueles que sonharam o ano inteiro com o 10º Transcatarina, que será realizado de 10 a 14 de julho, entre Fraiburgo e Blumenau, com pernoite em Rio Negrinho. A expectativa é que até a próxima quarta-feira (11), mais de 200 veículos sejam confirmados – são pessoas vindas de quase 100 cidades e 12 Estados brasileiros. E claro, que no meio de tantos off-roaders existem aqueles que estiveram presentes em todas as edições do evento e, cada um a sua maneira, contribuiu para a construção desta linda história.

    Entre os competidores, o piloto Acyr Hideki Rodrigues da Silva – campeão em 2013 pela categoria Máster – é um dos veteranos que marcou presença em todas as edições do Transcatarina, e ele contou que sente muito orgulho deste feito. “O que era apenas uma ideia, tornou-se realidade nas mãos do Edson e equipe. Cada ano é um desafio diferente”, disse Silva, ressaltando que ao longo de suas participações aprendeu que, apesar de ser uma competição, é preciso existir o respeito, o companheirismo, a amizade e a honestidade entre todos os envolvidos. “Nós sempre queremos vencer, é claro; mas os concorrentes são muito fortes, é o grid mais competitivo do Brasil. Então, o negócio é acelerar e se divertir”, completou.

    Os integrantes do staff também são importantes para que tudo aconteça perfeitamente, a exemplo de Valdecir Griebner (conhecido como Coelho) – responsável pelo “fecha-trilha” desde 2009 nas categorias de competição. “Estamos sempre preservando pela segurança do evento, mas, caso algum veículo tenha problemas mecânicos, nós estaremos lá para auxiliar ou resgatar”, comentou Coelho que acrescentou.  “Estou na organização do Transcatarina há dez anos, e é muito gratificante para mim; todos os anos novas aventuras são registradas. Além disso, fiz muitas amizades”, completou Griebner.

    Já na parte da cinegrafia, Airton Cevey Júnior (conhecido como Juninho), dedica-se desde 2009 à direção de uma equipe de dez cinegrafistas que cuida da captura de memórias e bons momentos através das lentes. Juninho contou que não é tarefa fácil, porém, ressaltou que o importante é a cooperatividade entre as pessoas do grupo. “É fantástico ter participado de todas as edições! Como diz Roberto Carlos, são tantas as emoções. Quando termina dá um alívio, mas ao mesmo tempo você já pensa se estará no próximo ano novamente. O Transcatarina só me amadureceu junto com aquele que o criou”, completou. “E, o grande destaque que dou ao Transcatarina é para meu parceiro de dez anos, Edson da Costa… Tem que ter criatividade para não deixar o evento cair na mesmice”, comentou Juninho. 

    Há dez anos, agradando Gregos e Troianos

    E lembrar que tudo começou há dez anos, durante um bate-papo entre amigos com uma paixão em comum: o off-road. Eram eles: Edson João da Costa, Wagner Souza e Mércio Felsky. De lá pra cá, muitas trilhas foram percorridas e todas elas deixaram grandes aprendizados.

    “Durante uma festa de aniversário do meu amigo Wagner, abri o mapa de Santa Catarina em cima de uma mesa, e falei que poderíamos montar um projeto de rali de regularidade de longa duração no Estado. Escolhemos algumas cidades que possivelmente fariam parte do roteiro… Eu apostei neste sonho e, na semana seguinte já estava na estrada pedindo apoio e patrocínio, e visitando os municípios que tinham condições de receber o Transcatarina. Meus amigos que, até então pensaram que era uma brincadeira, abraçaram a causa e, juntos, demos início ao evento que veio se tornar um dos maiores encontros fora-de-estrada do País”, contou Costa.

    Anos de batalhas e aprendizados, superando crises econômicas e não declinando as dificuldades! Pelo contrário: de todas as dificuldades foram criadas novas oportunidades! Garra, persistência, criatividade e amor pelo Transcatarina fizeram do evento (e, sobretudo de seus organizadores), um dos mais reconhecidos e valorizados do País, e com um grid com mais de 200 carros.

    Em 2013, quando o Transcatarina completava cinco anos, indagamos: se o Transcatarina já é ótimo, quem dirá no futuro? Este futuro é agora! E a resposta são dez anos de muito sucesso, construídos com muita inovação e, pensando em primeiro lugar nos participantes, em atender os anseios de todos eles. Impossível agradar Gregos e Troianos? Pelo contrário, no Transcatarina é possível fazer com que todos saiam satisfeitos e pensando na próxima edição.