Início MotorSports TRIAL 4X4: Arranque “A Fundo” do Ciset 4×4 2019

    TRIAL 4X4: Arranque “A Fundo” do Ciset 4×4 2019

    CISET 4X4 TORRES VEDRAS 2019:  ARRANQUE “A FUNDO” DO CISET 4X4 2019 EM TORRES VEDRAS

    A cidade de Torres Vedras recebeu no passado fim-de-semana a primeira das oito provas que compõem o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4×4 2019, num evento organizado pela APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo em parceira com a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Casal Cochim e com a X-Adventure a assumir o seu papel de promotor desta competição.

    Implantado num local particularmente adequado à prática da modalidade, o recinto do CISET 4×4 TORRES VEDRAS 2019 não só permitiu desenhar uma pista exigente e muito espetacular, como ainda deixou acolher os milhares de espectadores presentes com todas as condições de segurança e visibilidade da prova, permitindo às pessoas acompanhar o evoluir das duas dezenas e meia de concorrentes em praticamente todos os obstáculos.

    Desportivamente, a prova de abertura da segunda edição da maior competição ibérica de trial só pode ser considerada um sucesso, com muita luta pelos primeiros lugares em quase todas as classes, exceção feita à classe FUN onde Pedro Arroz tinha caminho aberto para um sucesso garantido face á ausência de adversários.  Já os demais vencedores tiveram que se aplicar a fundo, face a uma concorrência muito forte.

    As “hostilidades” começaram com um curto prólogo com cerca de 30 minutos de duração para todas as classes, seguindo-se depois os setores de resistência com os Super Proto a terem honras de abertura da pista, seguindo-se uma hora depois os Proto e quando finalmente os Super Proto saíram de pista, foi finalmente a altura das classes Promoção e FUN poderem também elas disputar a sua prova.  

    Ao contrário das expectativas, não foram as grandes rampas de Torres Vedras que dificultaram a vida aos concorrentes, mas sim zona de lama que inicialmente se parecia mais com um relvado mas que passagem após passagem foi aumentando de dificuldade ao ponto de se ter tornado o maior obstáculo da prova e onde grande parte do que foram os resultados finais se foram definindo à medida que as equipas se debatiam para passar.

    CLASSE SUPER PROTO: MARCELO LOPES (TEAM LUCROFUSÃO) VENCE NA CLASSE RAINHA

    A renovada Classe Super Proto, que agora tem duas subclasses – Diesel e Gasolina, teve em Marcelo Lopes da equipa Lucrofusão o grande vencedor depois de uma prova muito disputada de início a fim, com o ponto alto da luta pelo resultado final a ter lugar longo das duas horas de resistência. Começando a sua caminhada para a vitória logo no prólogo no qual foi o mais rápido, Marcelo Lopes foi mesmo o único piloto a conseguir dar 24 voltas ao circuito durante a resistência, juntando ainda o triunfo entre os diesel ao triunfo “Absoluto”.

    No final da prova, o jovem piloto disse-nos que: “Correu bem, uma prova um bocadinho dura, com o terreno um pouco massacrante, um bocado rijo. Mas correu bem, conseguimos gerir até ao fim.”

    Em segundo lugar e em primeiro entre os carros equipados com motor a Gasolina ficou Vitor Matos da equipa Base Branca.   Apesar de tudo ter feito para conquistar a vitória á geral, algumas dificuldades acabariam por o atrasar face ao seu principal rival, terminando com 23 voltas concluídas. 

    Luis Jorge da equipa Hortícolas Team/Café Snack Bar “A Curva” terminou em terceiro, também com 23 voltas realizadas ao circuito, depois de recuperar desde o oitavo lugar alcançado no prólogo.

    CLASSE PROTO: ANGELO TIAGO (TEAM HELDER TIAGO) TRIUNFA EM CLASSE MUITO RENHIDA

    Apesar de quase todas as classes terem sido muito disputadas e repletas de interesse de inicio a fim, a classe Proto foi particularmente bem disputada, com três equipas a terminarem muito próximas, das quais saiu o Team Helder Tiago com o grande vencedor desta prova de abertura.

    Fora dos lugares do pódio ficou no entanto o mais rápido do prólogo – o regressado Paulo Amaro (Team Burpizza), que depois de algum tempo ausente das pistas por motivos de força maior, regressa em 2019 com ambições renovadas.   Luis Matos, o segundo mais rápido do prólogo viria também a sofrer problemas no decorrer da prova e a atrasar-se irremediavelmente.   

    Já no muito disputado setor de resistência, o avançar do cronómetro nunca deixou antever quem seria o vencedor, sendo preciso ver a bandeira de xadrez para saber quem iria levar o primeiro troféu da época para casa.  O grupo composto por Ângelo Tiago (Team Helder Tiago), Domingos Dinis (Equipa Alçapões Pt) e Guido Gomes (Eco AGB Park Lda) terminou com todos a conseguirem dar 11 voltas à pista, recaindo a vantagem para o piloto de Salvaterra de Magos que assim venceu a prova.   Em segundo lugar ficou Domingos Dinis e finalmente em terceiro ficou Guido Gomes.

    Ângelo Tiago disse-nos no final que: “Foi bastante disputada esta corrida, foi muito engraçado e acaba por se tornar mais competitivo quando temos mais concorrentes.”

    CLASSE PROMOÇÃO:  EMANUEL LUZ SUPERA PROBLEMAS E CONSEGUE A PRIMEIRA VITÓRIA DO ANO.

    Apesar de participar numa das classes mais baixas do CISET 4×4, Emanuel Luz  (Team Repower) é já conhecido e reconhecido por ser um dos mais espetaculares de toda a caravana e por imprimir um ritmo impressionante no seu Toyota

    Na fase inicial da prova, ou seja no prólogo, Manuel Fitz (Team Zapatito 4×4) vindo de Málaga foi quem mais se aproximou de Emanuel Luz, com Carlos Oliveira (Equipa O Cantinho /MM6018/Americana1) a ficar em terceiro. 

    Na resistência a determinada altura a vitória parecia garantida para Emanuel Luz, mas problemas no carro provocaram um volte face, e o que havia sido um vantagem significativa transformou-se em atraso, com Carlos Oliveira a passar para a frente.   Foi preciso forçar bastante o andamento para já perto do final Emanuel Luz passar para a frente e garantir a vitória relegando o seu adversário ao segundo posto.   Manuel Fitz que também andou rápido durante grande parte da prova atrasar-se-ia bastante, ficando muito longe da luta pela vitória, sendo relegado para o terceiro lugar.

    No final, o vencedor disse-nos que: “Apesar de tudo tivemos alguns azares. A prova estava a correr bem, mas lá em baixo tivemos problemas com o guincho, mas o Manuel (Manuel Fitz – Team Zapatito)  ajudou-nos. Entretanto, depois disso tivemos problemas com a barra de direção e depois ainda descolámos um pneu que tivemos que substituir. Foi depois disso que na penúltima volta conseguimos passar o amigo Carlos porque senão estávamos a ver complicado. Mas pronto, conseguimos ganhar.”

    CLASSE FUN:  SOLO DE PEDRO ARROZ

    Sem adversários na Classe, bastava a Pedro Arroz terminar dentro dos tempos previstos no regulamento para conquistar os pontos do primeiro lugar nesta prova de abertura do CISET 4×4 2018, porém face à ausência de opositores, acabou por encontrar entre os participante da classe Promoção os seus rivais “indiretos” com quem disputou a prova em simultâneo e que serviram sobretudo como elemento motivador para tentar fazer a melhor prova possível.

    “Grande vitória! Só eu a correr comigo mesmo. Mas sim, correu bem, tivemos alguns problemas com o carro no prólogo, mas resolvemos o problema e conseguimos ir da parte da tarde e fazer algumas voltas, mas voltamos a partir. Mas gostámos”, disse Pedro Arroz após terminar a prova.