Início MotorSports RALICROSS: Castelo Branco recebeu terceira jornada do campeonato

    RALICROSS: Castelo Branco recebeu terceira jornada do campeonato

    O Complexo de Desportos Motorizados do Lanço Grande recebeu a terceira jornada do PTRX –  Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy 2020. Ainda sem público a jornada organizada pela Escuderia de Castelo Branco teve transmissão integral em “live stream”. 

    Num fim-de-semana em que o calor foi uma constante e as mecânicas por vezes rssentiram-se, os laureados foram Rui Nunes (Semog Bravo) nos Kartcross, Nuno Godinho (Smog Buggy) nos Super Buggys, Rafael Rego (Peugeot 106) na Iniciação, José Queirós (Peugeot 206) na S1600, Leonel Sampaio (Citroen Saxo) na Nacional A1.6, José Lameiro (Skoda Fábia) venceu nos Supercar e Andreia Sousa (Peugeot 306) ganhou a corrida da Nacional 2RM.

    Iniciação

    RalicrossRafael Rêgo em Peugeot 106 venceu a Final e confirmou a prestação de todo o fim-de-semana. André Monteiro aos comandos do Toyota Corolla ainda começou por dar réplica, tal como aconteceu durante toda a qualificação, mas a mecânica traiu-o e o Corolla ficou parado na Joker Lap.  Abandonou e assim foi Gonçalo Novo, em Toyota Starlet, que assumiu a segunda posição, lugar que defendeu até final e que também veio compensar os azares da sessão de sábado. Gonçalo Rocha ao volante de um Peugeot 106 fechou o pódio desta terceira ronda do PTRX. Rafaela Barbosa (Citroën AX), melhor entre as senhoras e Guilherme Nunes (Toyota Starlet), terminaram em quarto e quinto, respetivamente. Uma dupla que nas voltas iniciais ainda protagonizou um “duelo” bastante animado.

    Nacional 2 RM

    RalicrossAndreia Sousa aos comandos de um Peugeot 306 venceu a Final destinada às duas rodas motrizes. Um lugar que acabou por premiar o trabalho de toda a jornada. Santinho Mendes, ainda dominou a fase inicial da corrida, tal como fez durante todo o fim-de-semana, mas foi traído pela mecânica do Opel Astra. Com o piloto de Abrantes fora de prova, Fernando Silva, em Seat Ibiza TDI alcançou o segundo posto. Luís Carvalho (Peugeot 206) também não escapou a problemas mecânicos, abandonou a duas voltas do fim, mesmo assim assegurou o terceiro lugar.

    Nacional A 1.6

    RalicrossNa sempre animada Nacional A 1.6, a grelha para a final não esteve tão preenchida como de costume, fruto de algumas baixas durante a sessão de qualificação, porém o trio presente protagonizou uma corrida interessante.  Corrida esta vencida por Leonel Sampaio (Citroën Saxo), que mesmo assim teve que, sobretudo na fase inicial da corrida, medir forças com o também Saxo de Américo Sousa, que ainda chegou a rodar no comando, mas após a passagem pela Joker Lap desceu para segundo, posição em que terminou esta jornada de Castelo Branco. Jorge Costela, um pouco mais arredado desta dupla da frente fechou o pódio.

    Super 1600

    RalicrossA classe rainha do Campeonato de Portugal de Ralicross “aqueceu” logo nos primeiros metros de pista. Ainda na fase de aceleração, uma carambola que envolveu quase todos os oito pilotos da grelha ditou o abandono prematuro de João Ribeiro (Skoda Fabia), Jorge Machado (Citroen C2) e António Sousa (Peugeot 208). A corrida seguiu e foi vencida pelo Peugeot 206 de José Queirós. Rogério Sousa (Ford Fiesta) ainda andou no comando, mas depois acabou por cair para segundo, posição que garantiu até final. Bruno Gonçalves em Citroën Saxo reservou o terceiro posto. Sérgio Dias (Renault Twingo) foi quarto e o Peugeot 208 de Joaquim Machado completou o grupo dos “cinco mais” da Super 1600.

    Kartcross

    KartcrossA primeira travagem, no final da reta da meta, mudou por completo a final que se poderia perspectivar entre os Kartcross e que foi vencida por Rui Nunes em Semog Bravo. Nunes entre a primeira à última volta nunca teve um metro “de sossego” por parte do LBS RX01 de Luís Almeida, mas acabou por levar a melhor. Aliás esta dupla acabou por fazer uma corrida à parte do restante pelotão. O terceiro lugar, também ele muito disputado foi assegurado por Tiago Freitas em Hsport. Daniela Godinho (Semog Bravo) voltou a defender da melhor maneira as cores femininas e terminou dentro do top ten. Entre os Iniciados, José Pinheiro (LBS RX01) venceu e garantiu que o troféu ficasse em casa. Pelo caminho cedo ficaram dois potenciais candidatos, Pedro Rosário (Semog Bravo) e Jorge Gonzaga (LBS RX01), que se envolveram num ligeiro toque, na primeira curva, e perderam o contacto com a frente da corrida. Gonzaga ainda recuperou até ao 10º posto, mas Rosário abandonou, por avaria, na curva de terra antes da entrada na reta da meta.

    Supercars

    RalicrossNa divisão mais “vitaminada” do Campeonato de Portugal de Ralicross, a animação ficou a cargo da dupla João Novo (Citroën DS3) e José Lameiro em Skoda Fabia, que apesar de ter sido o segundo a ver a bandeira xadrez, passou para primeiro após uma penalização aplicada a João Novo. O piloto da Motofil até não arrancou melhor, mas fez uma boa gestão da corrida, sobretudo ao escolher a volta ideal para entrar na Joker Lap e comandou até final. Porém, a já referida penalização de três segundo, aplicada em virtude da transposição dos corredores de partida, ditou-lhe a perda da posição.