Início Região OLIVEIRA DE FRADES: Carmo Wood abre novas instalações

    OLIVEIRA DE FRADES: Carmo Wood abre novas instalações

    Fábrica Carmo Wood surpreende com novas e modernas instalações em madeira

    Menos de um ano depois dos fogos de outubro de 2017, que reduziram a cinzas a fábrica Carmo Wood de Oliveira de Frades, esta empresa portuguesa, líder de mercado em Portugal e na Europa, acaba de inaugurar as novas instalações com oito modernos edifícios distribuídos pelos 120.000 m2 de área na zona industrial de Oliveira de Frades. A cerimónia de inauguração teve lugar no dia 21 de setembro e contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa que inaugurou parte dos edifícios.

    Jorge Milne e Carmo, Presidente do Grupo Carmo Wood, agradeceu o empenho de todos os colaboradores, fornecedores e clientes, bem como a ajuda do governo, todos fundamentais para a rápida reconstrução desta unidade. O investimento financeiro totaliza cerca de 20 milhões de euros, que incluem os investimentos de reposição em máquinas, edifícios e stock, só possíveis graças ao recurso a capitais próprios, ao apoio de seguradoras e à ajuda do governo, fornecida através do Programa REPOR – Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas.

    Este investimento permitiu ainda a criação de um sistema próprio de combate a incêndios, desenvolvido em conjunto com os bombeiros da localidade de Oliveira de Frades. Este sistema integra 12 unidades com depósitos de água (capacidade de 12.000 litros), bombas de pressão a combustão, mangueiras de longo alcance, um depósito central com 120.000 litros de capacidade de água que servirá uma rede subterrânea de canalização resistente a altas temperaturas com bomba a combustão de alta potência e pressão que servirá várias bocas de incêndio. A empresa adquiriu ainda dois camiões tanque, um para a fábrica de Oliveira de Frades e outro para a fábrica de Pegões, e um avançado produto retardante, o FIRELIMIT FL-02, altamente inovador e usado para combate direto ao fogo. Paralelamente, foi dada formação aos colaboradores para operarem todo este sistema e reportarem às autoridades competentes.

    Com projeto assinado pela Carmo Estruturas, empresa do Grupo Carmo Wood, a nova fábrica está mais moderna e otimizada, tendo sido construída, maioritariamente, em madeira. Jorge Milne e Carmo justifica esta opção dizendo que “as estruturas em madeira tratada demoram mais tempo a arder, ou a cair, comparativamente às de aço. Para além disso, a madeira é um material muito mais ecológico por ser o único material de construção que capta CO2 da natureza, ao contrário do betão, ferro e aço que emitem CO2 para a atmosfera, e é facilmente reciclável”. A capacidade de produção da fábrica aumentou para 250.000 m3 (face aos anteriores 150.000 m3) com a aposta em maquinaria mais avançada e moderna que permitirá acompanhar, as mais exigentes demandas dos mercados nacional e internacional.

    Líder destacado europeu nos produtos em madeira tratada, o Grupo Carmo Wood é uma empresa 100% nacional e familiar, fundada em 1979, composta por um conjunto de 10 empresas. A sua produção está centrada em Portugal, em quatro unidades fabris, que distribuem para os mais de 40 mercados para onde exporta. O Grupo Carmo Wood tem cerca de 350 trabalhadores diretos e indiretos (150 deles em Oliveira de Frades, sendo um dos maiores empregadores da região) e uma faturação global que deverá ascender aos 70/ 80 milhões de euros, em 2018.