Início Região MANGUALDE: Mangualdenses ficam mais próximos do património do concelho

    MANGUALDE: Mangualdenses ficam mais próximos do património do concelho

    A campanha da Câmara Municipal de Mangualde «Mangualde, o nosso património!» continua a dar a conhecer o vasto património do concelho. Para aproximar a população do património mangualdense, em maio, o destaque vai para a Capela dos Cabral Pinto – Cassurrães.

    Capela dos Cabral Pinto – Cassurrães

    CAPELAO solar dos Cabral Pinto, de feição arquitectónica simples, de linhas direitas, sem cornija onde assentasse o telhado, em silhares graníticos, bem afeiçoados, de finais do século XVII, compreende a capela dedicada a São João Baptista, que integra na sua fachada.

    O templo exibe já uma decoração singular e distinta. O largo portal, delimitado por pilastras, é encimado por frontão triangular, em moldura, adoçado ao paramento da fachada, terminando o vértice em toque na cornija da cobertura, a partir da qual, sobre pedestal, se ergue a cruz de pedra. O frontão alberga, simetricamente, nicho rematado em arco de volta perfeita. Do lado direito observa-se estreita fenestra, par dar alguma claridade ao espaço de culto.

    A arqueologia da arquitectura mostra-nos que a casa é de construção anterior à capela, e os textos históricos dão-nos a conhecer que o pequeno templo, privado, recebeu bênção no ano de 1724. Ficam as coordenadas geográficas: 40º 35,111 – 7º 42,264.

    António Tavares, Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura da C.M. de Mangualde

    Com esta campanha todos ficam mais próximos de todo o esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

    Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos dois anos. Em 2015, continuamos a aproximar a comunidade de todo o nosso património, tendo sido apresentada nos primeiros meses do ano, a Igreja de São Tomé de Cunha Baixa, o Fontenário dos Seabra Beltrões, em Cassurrães, o Penedo da Cruz, em Póvoa de Cervães e Vila Cova de Tavares…1663.