Início Desporto FUTEBOL: Novo modelo da Liga Mini

    FUTEBOL: Novo modelo da Liga Mini

    A Liga Mini, evento desportivo promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e Tempo Livre, que tem como objetivo a promoção da prática de futebol e fair-play nos escalões mais jovens, apresenta-se com algumas novidades para a edição de 2020.

    A prova arranca no dia 15 de fevereiro, dividida em 9 jornadas temáticas, sem atribuição de pontuações, fazendo escalonamento de jogos por anos de nascimento e de acordo com a participação, num sistema de “todos contra todos” e proporcionar a maior e diversa participação entre todos.

    FutebolA sessão de apresentação decorreu esta terça-feira, com as presenças do Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, do Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, do capitão do Vitória SC, André André e do Capitão do Moreirense FC, João Aurélio.

    A presença dos futebolistas, em representação dos dois clubes do concelho a competir na I Liga, teve como objetivo “associar dois atletas de referência” encarados como “ídolos das crianças”. Ricardo Costa lembrou que a Liga Mini nasceu há dez anos, resultado de “uma resposta que não existia” pela ausência de competição. Agora, “chegou a hora de transformar e dar uma nova roupagem a um evento que está cimentado no plano desportivo no concelho”.

    O Vereador da Câmara de Guimarães sublinhou que “o desporto deve ser algo que acrescenta na formação das crianças, pela dimensão do desenvolvimento enquanto atletas e, principalmente, na captação de valores fundamentais à sociedade”. Assim, foram definidas jornadas alusivas aos temas da “Psicologia e Nutrição”, “Jornada da Comunicação”, “Jornada da Mascote”, “Jornada Solidária”, “Jornada da Arbitragem”, “Jornada da Inclusão”, “Jornada da Amizade”, “Jornada pela Igualdade de Género” e a “Jornada da Festa”.

    André André, capitão do Vitória, enalteceu a iniciativa da Câmara de Guimarães, considerando que “é mais difícil encontrar torneios que passam alguns dos fundamentos essenciais na formação dos jovens”.

    O capitão do Moreirense, João Aurélio, confessou ser “apologista do futebol de rua” e vincou a importância dos jovens em “desfrutar do jogo sem olhar aos resultados”, vincando esta “oportunidade de associar ainda a competitividade entre equipas”.

    A Liga Mini Guimarães destina-se a clubes e associações desportivas do concelho de Guimarães, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades desportivas dos jovens atletas e uma “montra” de aprendizagem, convívio, respeito e de desenvolvimento humano tendo como base, a competição e o Fair-play, contando com a participação de 22 clubes vimaranenses e cerca de 800 participantes. A prova arranca no dia 15 de fevereiro e termina a 20 de junho.