Início Lifestyle FESTIVAL: Balanço positivo no Festival dos Canais

    FESTIVAL: Balanço positivo no Festival dos Canais

    4.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DOS CANAIS COM BALANÇO MUITO POSITIVO

    – Evento prossegue em rota de crescimento e forte impacto

    – Em 2020 o Festival dos Canais acontece de 15 a 19 de julho –

    O Festival dos Canais, que decorreu entre 17 e 21 de julho, em Aveiro, encerrou no domingo a sua 4.ª edição com um balanço muito positivo. Nos cinco dias do Festival, que transformou a Cidade num extenso palco a céu aberto, milhares de pessoas assistiram aos 251 espetáculos, protagonizados por mais de 270 artistas, de companhias nacionais e estrangeiras, de 16 países e 33 associações e empresas locais, com mais de 500 voluntários.

    Aveiro
    Festival dos Canais 2019

    Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Festival dos Canais regressa em julho de 2020, entre os dias 15 e 19, com a mesma força, ambição e dedicação de sempre, apresentando de forma gratuita propostas inovadoras, irreverentes e transversais.

    Evento único na Cidade, na Região e no País

    Para Ribau Esteves, Presidente da CMA, a 4ª edição do Festival dos Canais foi um grande sucesso, com destaque para a enorme adesão do público às diferentes propostas da programação artística, cultural e de lazer. “Trata-se, sem dúvida, de uma aposta ganha, quer pela qualidade artística dos projetos que durante estes dias encheram a cidade de cor, música e alegria, quer pela generosidade e participação do público que muito contribuiu para o sucesso desta edição”.

    O Autarca sublinha que esta edição do Festival “cumpriu e ultrapassou as expectativas, sempre recordando que este é um evento que quer ser uma oferta complementar à oferta que já existe no Município e na Região de Aveiro, na Região Centro e no País. Queremos continuar a ocupar um espaço específico e único, também tirando proveito da personalidade específica e única que Aveiro tem e a própria afinidade (que não é acaso), da nossa referência a “Aveiro, Cidade dos Canais” pelo próprio Festival dos Canais”.

    Para a CMA o sucesso do Festival dos Canais em 2019 faz parte de uma estratégia a longo prazo: “Aquilo que iniciámos há 4 anos tem um processo de crescimento, que está a ser prosseguido na sua dimensão qualitativa e quantitativa, numa operação de marketing territorial que obteve um impacto muito positivo no tecido económico da Região”, concluiu Ribau Esteves.

    Aveiro
    Festival dos Canais 2019

    O envolvimento com a comunidade é outro dos pontos que marcou a diferença no Festival dos Canais e que se traduziu numa maior aproximação e num estreitar de relações entre os artistas e as entidades, associações e coletivas do nosso Município”. Vários foram os espetáculos apresentados durante o festival, em que os artistas internacionais partilharam o palco, lado a lado, com as pessoas da Nossa Terra”.

    A programação do Festival dos Canais apostou, uma vez mais, na qualidade e diversidade dos espetáculos, transformando os espaços públicos da Cidade em palcos privilegiados de grandes companhias nacionais e internacionais com as mais ecléticas propostas artísticas, entre as quais o teatro, o circo, a dança, a música e o desporto. Ruas, praças, pontes,  canais, mercados e jardins foram os espaços eleitos para a exibição de espetáculos em estreias nacionais e absolutas, numa fruição artística e cultural em pleno da cidade de Aveiro.

    A 5.ª edição do Festival dos Canais regressa em 2020, mais forte e mais ambiciosa e com um programa multidisciplinar que promete, uma vez mais, surpreender e convidar a sentir a Cidade de Aveiro, a celebrar o seu presente, a valorizar a sua forte identidade, o seu património natural e a sua paisagem urbana única.

    Aveiro
    Festival dos Canais 2019

    O Presidente Ribau Esteves realça que o “Festival dos Canais é uma aposta política ganha, que vamos continuar a fazer crescer em dimensão e qualidade, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição, e lamentando o comportamento de alguns poucos, que tentaram tirar proveito de uma organização da CMA para ações panfletárias despropositadas. O enorme impacto mediático do Festival dos Canais 2019, confirma o sucesso deste evento também como uma importante operação de marketing territorial da Cidade e do Município de Aveiro”.

    FESTIVAL DOS CANAIS – Cidade de Aveiro

    15 a 19 de julho de 2020