Início MotorSports COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Hyundai desenvolve chave para smartphone

    COMÉRCIO E INDÚSTRIA: Hyundai desenvolve chave para smartphone

    Hyundai desenvolve chave digital para smartphone

    A Hyundai anunciou o desenvolvimento de uma “chave digital” que permite ao utilizador destrancar e ligar o veículo Hyundai através do seu smartphone. A nova chave digital pode ser transferida através de uma aplicação de telemóvel e utilizada por um máximo de quatro pessoas autorizadas, substituindo assim a chave física tradicional.

    A tecnologia Near Field Communication (comunicação de curto alcance, NFC) deteta a presença de um telemóvel autorizado com chave digital junto da porta do veículo.

    A antena NFC para identificação da entrada está localizada nos puxadores das portas do condutor e do passageiro da frente, encontrando-se a antena destinada a ligar o veículo na estação de carregamento sem fios.

    Após destrancar o veículo, o utilizador pode ligar o motor ao colocar o smartphone na estação de carregamento sem fios, que se encontra na consola central, e premindo o botão Start/Stop no tablier.

    As preferências do utilizador são memorizadas pelo veículo. Quando a chave é reconhecida, essas preferências são ajustadas automaticamente – incluindo a posição dos espelhos, dos bancos e do volante, bem como os comandos dos sistemas de áudio, vídeo e navegação (AVN) e o Head-Up Display.

    A chave digital da Hyundai pode ser utilizada para controlar remotamente sistemas selecionados do veículo através de um smartphone. Com a comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), o utilizador pode trancar e destrancar o veículo, ativar o alarme e ligar o motor. Adicionalmente, quando os veículos com funcionalidades de estacionamento autónomo começarem a ser comercializados, estas funções também deverão ser controladas remotamente.

    O nível de acesso a diferentes funcionalidades do veículo pode ser adaptado a cada utilizador, durante um determinado período de tempo. O proprietário do veículo pode predefinir a duração da utilização do veículo ou limitar o seu uso a apenas algumas funcionalidades em caso de aluguer. Por exemplo, é possível definir o acesso para permitir que o funcionário de uma transportadora abra o porta-bagagens para realizar a entrega de uma encomenda.

    Quando o serviço de car sharing se tornar mais abrangente, a chave digital também será programada para facilitar o aluguer de veículos, uma vez que não é necessário que o proprietário e o condutor se encontrem, já que a chave digital pode ser transferida através da aplicação para telemóvel.

    Além de facilitar a inclusão de um veículo Hyundai num programa de car sharing, a chave digital vai continuar a ser desenvolvida, de modo a permitir funcionalidades como a possibilidade de acionar um alarme quando o veículo exceder uma velocidade definida ou sair de uma área estipulada.

    A pensar em situações nas quais não é viável transferir uma chave digital, de que são exemplo a utilização de um serviço de valet parking ou em caso de reparação numa oficina, são também fornecidas uma chave inteligente convencional e uma chave tipo cartão.

    A Hyundai pretende iniciar ainda este ano a implementação gradual desta tecnologia na produção dos seus novos veículos.

    Ho Yoo, líder do Grupo de Desenvolvimento de Sistemas Eletrónicos do Hyundai Motor Group, afirmou: “A chave digital vai trazer benefícios a muitos clientes da Hyundai e vai criar formas inovadoras para a partilha de automóveis. De momento, estamos a estudar outras maneiras de aproveitar este tipo de tecnologia de veículos conectados para melhorar substancialmente a experiência do condutor e do proprietário.”