AMBIENTE: Galardão EcoXXI para Torres Vedras

    Torres Vedras conquistou o galardão ECOXXI 2018. Este é o 12º ano em que o Município é reconhecido pelas boas práticas e políticas na área da sustentabilidade, através da distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE.

    O índice ECOXXI de Torres Vedras – que resulta da avaliação externa levada a cabo pela ABAE -, subiu para 79%, depois de ter obtido 75% na avaliação do ano passado. O Município conseguiu a pontuação máxima em três dos 21 indicadores de sustentabilidade local tidos em conta pelo galardão: promoção da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável por iniciativa do município, qualidade do ar e informação ao público e qualidade da água para consumo humano.

    Nos resultados obtidos, Torres Vedras destacou-se, ainda, no turismo sustentável e na valorização do papel da energia na gestão municipal. As classificações finais e as obtidas em cada indicador neste e nos últimos anos reafirmam que Torres Vedras tem vindo a destacar-se no âmbito do ambiente e da sustentabilidade.

    O ECO XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado pela ABAE em 2005. O programa tem vindo a assumir-se como ferramenta de gestão e planeamento interno dos municípios, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.