Início MotorSports RALLY WRC: Ogier abre temporada a ganhar

    RALLY WRC: Ogier abre temporada a ganhar

    O francês vence em Monte Carlo e abre a temporada em grande estilo.

    Sébastien Ogier venceu o drama final para garantir sua sexta vitória consecutiva em Rallye Monte-Carlo ao final da tarde de domingo.

    Ele se afastou Thierry Neuville por 2.2s no mais próximo fim de Monte Carlo na história para conquistar uma vitória de estréia emocional em seu retorno à Citroën. Ele marcou o sucesso do 100º rali mundial para o fabricante francês.

    Um problema no sensor de aceleração em seu C3 World Rally Car atrapalhou Ogier durante a quarta e última etapa desta rodada de abertura do Campeonato Mundial de Rally da FIA nas montanhas acima de Mônaco.

    Neuville recuperou um défice nocturno de 4.3s no seu Hyundai i20 para seguir atrás do sexto campeão do mundo em 0.4s a partir do último teste de velocidade.

    Apesar de ter ficado atrás do belga no cronômetro antes do meio-dia, Ogier lutou para estender sua liderança e conquistar sua sétima vitória no total de Monte Carlo, com quatro fabricantes diferentes.

    “É o rali que eu quero ganhar mais na temporada, por isso estou tão feliz agora”, disse Ogier, cuja cidade natal, Gap, sediou os três dias de abertura do rally.

    “Foi difícil hoje porque tivemos um problema com um acelerador que estava empurrando o carro quando eu estava no freio. Seis anos seguidos com três carros diferentes – isso não é tão ruim! ”Ele acrescentou.

    Neuville só poderia refletir sobre um overshoot do segundo dia que custou 15 e, finalmente, a vitória. “Foi uma luta acirrada, mas demos a ele um belo presente na sexta-feira, quando cometemos um erro e lhe demos a liderança”, disse ele.

    Neve, gelo e asfalto seco nos Alpes franceses resultaram em escolhas de pneus frequentemente contrastantes por parte do par, mas eles nunca foram divididos por mais do que um punhado de segundos durante as duas últimas finais cativantes do encontro de quatro dias.

    Ott Tänak encheu o último degrau do pódio em um Toyota Yaris. Depois de uma série de vitórias em quatro etapas no sábado, o estoniano foi o mais rápido nos dois testes de abertura de hoje, subindo do quinto lugar e deixando-o arrependido por uma roda quebrada na sexta-feira, que custou quase 2m 30s.

    Afastou-se do i20 de Sébastien Loeb e do Yaris de Jari-Matti Latvala, dividido por 1,7s no quarto e quinto lugares. Kris Meeke completou o top seis em outro Yaris e reivindicou o máximo de pontos de bônus depois de vencer o Wolf Power Stage final.

    Rally da Suécia, a única rodada de inverno puro da série, hospeda a segunda rodada no próximo mês. É baseado em Torsby de 14 a 17 de fevereiro.

    Final positions

    1. S Ogier / J Ingrassia FRA Citroën C3 3h 21m 15.9sc

    2. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 +2.2s

    3. O Tänak / M Järveoja EST Toyota Yaris +2m 15.2s

    4. S Loeb / D Elena FRA Citroën C3 +2m 28.2s

    5. J-M Latvala / M Anttila FIN Toyota Yaris +2m 29.9s

    6. K Meeke / S Marshall GBR Toyota Yaris +5m 36.2s

    FIA World Rally Championship (after round 1 of 14):

    1. S Ogier 29pts

    2. T Neuville 21pts

    3. O Tänak 17pts